sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

“Festival sabor de SP” mostra os finalistas da região de São Carlos

28 Jan 2013 - 14h55

A gastronomia toma conta da região de São Carlos. Boconote, bombom brigadeiro de curau, traíra desossada frita inteira e barriga de porco a pururuca são alguns dos pratos classificados nesta primeira etapa, do concurso SABOR SP que integra o Festival Gastronômico Sabor de SP.  Tal ação é promovida pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, com apoio do Senac. Foram 10 pratos finalistas (vide relação abaixo) e no dia 30 de janeiro, próxima quarta-feira, com a Chef  Madrinha Janaína Rueda, acontece a fase eliminatória, em que cinco receitas passarão para a fase final.

SABOR SP acontece nas dependências do Senac de São Carlos, que  está localizado na Rua Episcopal, 700, no centro daquele município, e haverá, também, uma especial  Aula de Cozinha, no  mesmo dia  30 de janeiro das 15 às 17 horas. O cardápio que a Chef Janaína vai ensinar terá como entrada, cuscuz de galinha caipira; paleta de boi na cerveja preta como prato principal e, de sobremesa, doce de amendoim. Quem quiser participar desta aula, basta se inscrever no site www.sabordesaopaulo.com.br

Este projeto que conta com seis etapas de seleção em cidades-anfitriãs que pertencem a macrorregiões do Estado: São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos e Águas de São Pedro/Campinas, em que serão escolhidos os dez melhores quitutes de cada uma delas. Vale ressaltar que as eliminatórias sempre terão um "chef padrinho" e serão organizadas no formato de feiras, onde o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu quitute preferido.

"Na verdade este projeto vai desvendar histórias, fornecer informações culturais, revelar o convívio na realização dos pratos com os produtos da terra, promovendo desta forma a culinária regional paulista no seu melhor estilo", ressalta o secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde. "Todas as receitas dos vencedores terão lugar garantido no Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP que será idealizado e distribuído pela Secretaria de Turismo em agências de turismo, trade, órgãos vinculados ao setor e com direito a uma página na internet", completou o secretário.

MERENDEIRAS NA AULA DE COZINHA

A consagrada chef paulistana Janaína Rueda que fará um workshop no SABOR SP na quarta-feira, dia 30, a partir das 15 horas, no Senac de São Carlos, será assistido também por merendeiras das creches e escolas das cidades da região.

Atenção: merendeiras ainda podem se inscrever pelo e-mail turismo@sp.gov.br.

Lista de receitas classificadas para a 1ª Etapa do Festival Gastronômico Sabor de SP

Cidade Sede: São Carlos

Nome do prato: Boconote
Autor: Maria Valéria Antonini dos Santos
Cidade: São Carlos

Nome do prato: Barriga de porco a pururuca
Autor: João Paulo Papandré Lemos
Cidade: Araraquara

Nome do prato: Frango caipira com polenta e quiabo
Autor: Liliana Cristina Granero
Cidade: São Carlos

Nome do prato: Pizza Conga
Autor: Luciano Augusto Carvalho
Cidade: Franca

Nome do prato: Leitão mamão com risoto de cabotiá
Autor: Sérgio Luis Roncaratti
Cidade: Barretos

Nome do prato: Traíra desossada frita inteira
Autor: Carlos Ferreira da Silva
Cidade: Rifaina

Nome do prato: Pé de moleque assado
Autor: Neide Alves Pimenta Beraldo
Cidade:Nuporanga

Nome do prato: Bombom brigadeiro de curau
Autor: João Penariol Junior
Cidade: Ribeirão Preto.

Nome do prato: Trem de milho
Autor: Teodoro Borelli Bratfisch
Cidade: Araraquara

Nome do prato: Bolinho de milho com dois tipos de costela
Autor: Ricardo Lobo e Silva
Cidade: São Carlos

Leia Também

Últimas Notícias