sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Festival Contato da UFSCar realiza Varal da Arte, Contatinho e oficinas abertas a todo o público

11 Nov 2011 - 13h40

Entre os dias 14 e 20 de novembro, São Carlos sedia a quinta edição do Festival CONTATO. Além de shows, debates, Feira de Economia Solidária, Contato Eletrônico, a programação do evento conta também com atividades voltadas para as crianças, por meio do CONTATINHO,  Varal da Arte, o OrFEL e oficinas.

O CONTATINHO pretende colocar o  mundo da criança "em  contato" com a combinação entre tecnologia, arte, comunicação,  ciência e a  sociedade. Cada atividade traz, de forma lúdica, os princípios  que guiam  o Festival, por meio da exploração de conceitos como  colaboratividade,  sustentabilidade, experimentação e democratização do  conhecimento. Nos  dias 19 e 20 de novembro, a Praça dos Voluntários será dedicada às  atividades do CONTATINHO, como oficina de malabarismo, contação de  histórias, espetáculo de teatro, dentre outras.

O Varal da Arte é uma atividade que recebe obras literárias de autores de diversas partes do País. O evento é uma ação realizada em parceria com o Fora do Eixo Letras e, neste ano,   esteve em mais de 20 cidades brasileiras, em versões itinerantes e   moldáveis, adaptando-se às realidades por onde passou. O objetivo do Varal é expor a nova literatura, livre de qualquer regra, e realizar um intercâmbio de autores. Para participar do Varal da Arte os interessados podem enviar poesias, prosas, ilustrações ou fotopoemas para o e-mail foradoeixoletras@gmail.com. Todos os materiais recebidos vão ficar expostos na UFSCar e na Praça do Mercado, durante o CONTATO. Os interessados também podem levar suas obras diretamente na exposição e os visitantes também podem levar para casa as obras que mais gostaram.

Dentre as atividades promovidas durante o Festival, está a Oficina de Zine, que mostra o processo editorial colaborativo para direcionar a produção do periódico OrFEL, uma  publicação da Fora do Eixo Letras (FEL). A Oficina busca transmitir como o formato de trabalho usado pela FEL conecta grupos e fomenta iniciativas para lidar com a  literatura em uma nova cadeia de formação de  público leitor. Como resultado, os participantes da atividade podem fazer  parte do fechamento das edições diárias do OrFEL, que circularão  durante o Festival, com materiais sobre literatura, arte, informações úteis e notícias sobre o CONTATO, além de prosas, poesias, contos, charges e tiras cômicas de autores de São Carlos. Autores interessados em enviar seus trabalhos para serem publicados no OrFEL podem fazê-lo pelo e-mail foradoeixoletras@gmail.com. A publicação será distribuída em todos  os dias do Festival e terá sua  versão online disponível no site do  CONTATO, www.contato.ufscar.br.

O Festival é um projeto da UFSCar e tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; da Petrobras, após ser contemplado pelo Programa Petrobras Cultural 2011; e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do prêmio ProAC - Festivais de Artes. A programação completa e outras informações sobre o CONTATO podem ser acessadas em www.contato.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias