quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Festival Chorando sem Parar proporciona oficinas gratuitas

30 Nov 2011 - 14h07

No próximo dia 4 de dezembro São Carlos sediará a oitava edição do ChorandoSemParar, o maior festival de Choro já realizado no Brasil. Durante o evento, que terá Pixinguinha como homenageado em memória, vários grupos e artistas se revezarão na praça XV para apresentar doze horas ininterruptas de chorinho. Além da apresentação que ocorrerá no domingo, estão programadas várias atividades a serem realizadas no Espaço 7.

Uma delas é a oficina "Choros Sambados e Sambas Chorados", que será ministrada às 19h do dia 01 de dezembro pelo Núcleo de Samba Cupinzeiro. O Núcleo foi criado em 2001 para promover pesquisas ligadas ao universo do samba e tem se dedicado à criação de novas interpretações e arranjos, buscando ao mesmo tempo manter o diálogo com a tradição. Seu repertório inclui tanto nomes precursores do samba, como compositores contemporâneos, tais como Pixinguinha, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola e também algumas músicas próprias.
A segunda oficina, "O violino na música popular brasileira" será ministrada às 14h do dia 03 de dezembro pelo violinista francês Nicolas Krassik. Krassik, que nasceu na periferia de Paris, é herdeiro da tradição francesa de violinistas de jazz, tendo atuado na Europa ao lado de músicos como Michel Pettrucciani, Didier Lockwood e Vincent Courtois. Em 2001 Nicolas Krassik decidiu embarcar no Rio de Janeiro e se dedicar à Música Popular Brasileira, com um show que reúne jazz, choro, samba, forró e até mesmo o rock. Sua música rapidamente chamou a atenção da mídia e ele logo se tornou referência em matéria de violino na MPB, tendo se apresentado ao lado de grandes artistas como Hamilton de Holanda, Marisa Monte e Beth Carvalho.

Ambas as oficinas são gratuitas, mas os interessados devem fazer a sua inscrição com antecedência devido às vagas limitadas. Mais informações pelo e-mail contribuinte.cultura@terra.com.br . A programação completa pode ser acessada no site www3.fai.ufscar.br/contribuintedacultura.
O ChorandoSemParar é uma realização da UFSCar, Projeto Contribuinte da Cultura, Prefeitura Municipal, FAI-UFSCar, Pró-Reitoria de Extensão e Sesc São Carlos. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Leia Também

Últimas Notícias