A Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz, sub-regional de São Carlos em parceria com a Fundação Educacional de São Carlos (Fesc), promoveu na noite da última quinta-feira, 23, no campus da Vila Nery, a palestra “Porque a alimentação saudável é preventiva ao Alzheimer”, ministrada pelo médico clinico geral, Alan Galli.
Galli, alertou sobre a importância da alimentação na prevenção de demências e doenças cardio e cerebrovasculares orientando acerca da necessidade do consumo diário de frutas, especialmente as vermelhas, hortaliças verde escuras, azeite, peixes, grãos integrais (dieta mediterrânea), bem como a prática regular de atividade física para uma vida mais saudável e distante das doenças crônicas e demências.
A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível, caracterizada por alterações cognitivas e comportamentais. Como sintoma inicial observa-se o declínio da memória, sobretudo para fatos recentes e desorientação espacial. As manifestações da doença ocorrem de maneira insidiosa com piora lenta e progressiva.
O diretor presidente da Fesc, Eduardo Cotrim, agradeceu a ABRAz pela parceria e destacou que essa é “mais uma ação com o objetivo de orientar os alunos e a população em geral sobre os cuidados com a saúde física e mental e na prevenção de doenças e promoção de saúde”.