sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Fesc sedia cursos de capacitação para professores

11 Fev 2011 - 13h08

Durante o período de 2 a 11 de fevereiro, a Fundação Educacional de São Carlos (FESC), sediou quatro cursos de capacitação para funcionário da rede municipal de educação promovidos pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola Municipal de Governo.

Os cursos tiveram os temas “En Cantando em Roda – pra vivenciar a cultura popular brasileira”, “Fonoaudiologia na Escola”, “Sensibilização musical rumo à implementação do ensino de música na escola” e “Educação comunitária”.

Esses cursos fazem parte da 1ª Semana de Formação dos Profissionais da Educação que foram direcionados a 1.400 funcionários da Secretaria de Educação e que trabalharam atividades musicais, reflexões, educação comunitária, exercícios de sociabilização, saúde vocal, estimulação da linguagem oral, políticas públicas, etc.

O curso “En Cantando em Roda” teve como palestrante a professora Manuela Cristina de Souza que buscou promover a oportunidade de socialização e trocas de experiências entre os participantes, bem como a expressão de ideias, sentimentos e desejos sobre a prática educativa, vivenciando atividades que trabalham o processo de educação musical através de uma metodologia que valoriza a integração entre tradição, memória e ruptura. Este curso faz parte do projeto de Educação Intergeracional, que se propõe a aproximar um grupo artístico de mulheres educandas da UATI às comunidades escolares da rede pública de educação e teve a duração de 30h sendo realizado no período da tarde.

Já o curso de “Fonoaudiologia na Escola”, ministrada pela fonodióloga Adriana Dantas da Costa, buscou orientar e capacitar os professores nos assuntos fonoaudiológicos que interferem na aprendizagem e na comunicação em geral. O curso teve ao todo 80 vagas e carga horária de 24h.

O curso de “Educação Comunitária” aconteceu de 7 a 10 de fevereiro, com carga horária de 32h, e teve como objetivo contribuir e oferecer subsídios com formulação em políticas públicas intersetoriais que tenham como foco o desenvolvimento humano integral. Este foi ministrado por Angelina Garcia e Tatiana Belo da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Já o curso de “Sensibilização Musical”, ministrado pela funcionária da educação Flávia da Costa, pode proporcionar vivências musicais que envolvessem conceitos básicos de música, reflexão sobre a implantação do ensino de música em sala de aula, discussões sobre experiências pedagógicas, a importância da educação musical na formação de pessoas, entre outros. Para este curso foram disponíveis 30 vagas e tiveram 30 horas de duração.

Leia Também

Últimas Notícias