quarta, 24 de abril de 2024
Educação

Feira de Ciência e Tecnologia em São Carlos terá a participação de 600 estudantes

18 Out 2018 - 07h13Por Redação
Feira de Ciência e Tecnologia em São Carlos terá a participação de 600 estudantes - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No próximo domingo, 21 de outubro, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF/IFSC realiza a “Feira de Ciência e Tecnologia da USP-2018”, um evento que é resultado de uma importante parceria entre o CEPOF e a Diretoria de Ensino – Regional São Carlos, e que ocorrerá no Salão de Eventos da USP (entrada pela Marginal, antes do Habib’s), entre às 10h e 18h.

Participarão cerca de seiscentos estudantes, devidamente organizados e acompanhados por seus professores, representando os Clubes de Ciências criados nas escolas públicas de São Carlos e região. Um dos destaques deste evento será a utilização do Kit Arduino, uma plataforma onde os alunos terão o desafio de desenvolver projetos que tragam benefícios a sociedade. Um Planetário, que exibirá um filme sobre o nascimento do sistema solar, será outra das atrações da “Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2018”, além da apresentação de inúmeros experimentos de última geração desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP) e por outros cientistas ao redor do mundo.

O sucesso atingido através da criação dos Clubes de Ciências nas escolas de São Carlos e região deve-se, em grande parte, à parceria instituída entre o CEPOF/IFSC e a Diretoria de Ensino – Regional de São Carlos, nomeadamente através de seus responsáveis – Prof. Dr. Vanderlei Bagnato e Profª. Débora Gonzalez -, bem como de todos os professores, técnicos e alunos das duas instituições.

Recordamos que um dos principais intuitos das ações de Difusão Científica do CEPOF é aproximar a USP da sociedade em geral, sendo que a grande importância da ciência para a sociedade está no fato dela produzir tecnologia que resolva os mais prementes problemas da humanidade, nos seus mais diversos campos, como, por exemplo, na medicina, física, engenharia e biologia, dentre outras, sendo extremamente importante despertar no jovem estudante o prazer pela ciência.

Quando ao objetivo da Feira, é introduzir a ciência nos jovens alunos, de modo a complementar o ensino que eles já recebem nas escolas, onde têm aulas expositivas.

A “Feira de Ciência e Tecnologia USP 2018” tem entrada gratuita e é aberta a toda população, principalmente às famílias que se quiserem reunir nesta festa educativa e lúdica. (Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias