quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Feira da Estação Cultura comemora dois anos de existência

08 Set 2011 - 15h10
0 - 0 -

A Feira da Estação Cultura, promovida pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e a Fundação Pró-Memória de São Carlos, e a Unidos pela Arte - Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos (UNIARTE),  comemora dois anos de existência e realiza a décima segunda edição neste sábado (10) das 10 às 18h na Estação Cultura, antiga Estação Fepasa.

A Feira da Estação Cultura está se tornando um espaço tradicional de oportunidades de compra de produto artesanais e artísticos exclusivos. Além de produtos, de artes e artesanato, a população terá também a oportunidade de comprar antiguidades. A Feira terá também uma praça de alimentação durante todo o período de comercialização.

Esta feira tem também por objetivo estimular e criar mais um espaço de exposição e comercialização de arte e artesanato, a partir de uma forma coletiva e autogestionária de organização do trabalho, sob os princípios da Economia Solidária. A sua realização tem a perspectiva de geração de trabalho e renda, de inclusão social e promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Para Rita Fajardo, assessora do Departamento de Apoio à Economia Solidária, a Feira tem também o atrativo do local, a Estação Cultura, que é um lugar histórico e muito bonito. "As novas gerações nem conhecem as Estações, não faz parte de seu cotidiano, e esta Feira propicia mais um atrativo para conhecer a Estação. É mais uma ação de revitalização deste espaço público, em parceira com a Fundação Pró-Memória", ressalta.

Participarão da décima segunda edição da Feira cerca de 50 expositores de São Carlos e região. Esta é uma ocasião especial, pois nesta edição da Feira serão comemorados os dois anos de sua existência.

Para Reynaldo Sorbille, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária a comemoração de dois anos de realização da Feira da Estação deve-se ao sucesso da parceria entre Prefeitura de São Carlos e Sociedade Civil Organizada. É a consolidação de mais um espaço de comercialização de grupos que fazem parte da política pública de fomento à Economia Solidária.

Outro fator apontado como positivo por Reynaldo está no fato de "a organização dos artesãos e artesãs ter aumentado muito nos últimos anos, num processo muito importante de exercício da autogestão dos grupos", finalizou Sorbille.

Além da oportunidade de compra, a feira de setembro terá várias atividades culturais, como o desfile com chapéus e grupos de dança. A partir das 16h acontecerá o Cultura Reggae, com Paz e Dub, Dub Play e Granja Groove e no microfone Jeru Banto. A Feira da Estação acontece sempre aos segundos sábados do mês e a entrada é gratuita.

Leia Também

Últimas Notícias