quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Feira da agricultura familiar realiza testes com produtos orgânicos

24 Out 2014 - 20h47
0 - 0 -

Buscando oferecer uma opção de alimento sadio, limpo e cultivado sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos à população, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceira com o Sindicato Rural de São Carlos, por meio do Programa de Olericultura Orgânica do Senar-SP, disponibilizou para testes na feira itinerante da agricultura familiar, uma banca exclusiva com produtos orgânicos.

Considerada sucesso na cidade, a feira da agricultura familiar conta com 12 expositores cadastrados na Secretaria de Agricultura, que produzem e comercializam os alimentos. Tudo é avaliado por técnicos da própria Secretaria, garantindo aos familiares uma alternativa de geração de emprego e renda. Além dos hortifrutis, a feira conta com uma praça de alimentação que agrega produtos como pasteis, temperos, café moído, mel, queijo caldo de cana, entre outros.

Durante testes, uma enquete sobre a aceitação dos produtos foi realizada. “No curso Olericultura Orgânica temos um módulo sobre venda dos orgânicos e a Prefeitura aceitou nossa proposta em expor os produtos na feira e tivemos 100% de aprovação da população”, afirmou o Engenheiro Agrônomo e Instrutor do Senar, Diego Mendes.

A intenção é que esses alimentos façam parte da rotina das feiras. O Chefe de Divisão de Apoio à Agricultura Familiar, Caio Solci, destacou o importância do programa para os agricultores. “Os produtos disponibilizados na feira são produzidos pelos mesmos agricultores que fornecem alimentos para as merendas da rede de ensino, confirmando ainda mais a qualidade dos alimentos. Se não fosse o incentivo do programa, 70% dos produtores rurais já tinham abandonado as atividades”.

De acordo com o vice-prefeito e secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, os produtos orgânicos atendem uma tendência cada vez mais presente. “Estamos com o resultado da enquete que comprova a boa aceitação e comercialização dos produtos. Vamos fazer um levantamento com os produtores de orgânicos da cidade que querem participar da feira, para conduzirmos isso de forma organizada. Conforme a adesão, ou vamos incluir as bancas na feira da Agricultura Familiar ou realizaremos feiras paralelas exclusivamente com os produtos”, concluiu.

As feiras da agricultura familiar acontecem semanalmente às terças-feiras, das 6 horas às 12 horas, na praça XV, as quintas, na Praça Brasil, da Vila Nery e as sextas-feiras no Parque do Kartódromo é realizada a Feira da Lua, das 17 horas às 21 horas.

Leia Também

Últimas Notícias