quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Falta de chuva persiste na cidade

18 Ago 2015 - 19h22
0 - 0 -

A cidade completou hoje 36 dias sem chuvas. E a situação climática pode se agravar, segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, há a possibilidade de mais 40 dias sem sem chuva, aumentando a estiagem ainda mais. Caballero destaca que a causa mais provável é o fenômeno conhecido como “El Niño”.

A Defesa Civil acompanha atentamente as informações climatológicas de São Carlos. Em julho, por exemplo, as chuvas foram de 85 milímetros, acima do esperado, já que a média dos últimos 10 anos é de 39,50 milímetros neste mês. A situação foi preocupante em agosto, até o dia 18 não choveu em São Carlos. A média dos últimos 10 anos de 28,32 mm.

Caballero também alerta para a baixa umidade relativa do ar. No último sábado o índice chegou aos 28% às seis horas da tarde, com temperatura de 26,5 graus célsius. O domingo foi ainda mais seco, mínimo de 26%, também às seis da tarde, com temperatur de 26,3 graus célsius. A cidade se mantém em estado de atenção, em que os índices de umidade ficam entre entre 20% e 30%. A previsão para os próximos dias é de temperaturas ainda mais altas, no próximo domingo a máxima deve chegar aos 34 graus célsius.

A Defesa Civil de São Carlos reforça as orientações para o tempo de clima seco.

• Consumir muita água 

• Entre as 11h e 15h deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre 

• Proteger-se do sol em locais sombreados e áreas com vegetação 

• Com o intuito de umidificar o ambiente, utilizar toalhas molhadas, recipientes com água (bacias, por exemplo), vaporizadores, regador de jardim.

Leia Também

Últimas Notícias