quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Falha no atendimento médico na UBS do Cidade Aracy pode ter causado a morte de homem de 54 anos

24 Out 2012 - 14h53
Família suspeita de negligência médica na UBS Cidade Aracy. - Família suspeita de negligência médica na UBS Cidade Aracy. -

Um calheiro de 54 anos morreu na tarde de ontem após sofrer um infarto. A família suspeita de negligência médica.

Segundo os familiares, Sérgio Leinfelder teve uma fadiga e uma dor no peito durante a madrugada. Ele foi levado a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde foi medicado e liberado.

"O médico falou pra minha sogra que ele tava com principio de infarto, mas mesmo assim liberou ele. Não sei como liberaram. E ele ainda foi embora á pé", relatou Regiane Miranda, nora de Sérgio. Ainda segundo ela, Sérgio tinha histórico de pressão alta e tomava medicamentos diariamente. "Já fazia parte da rotina dele", relatou.

Após ser liberado da UBS, durante a tarde voltou a passar mal e necessitou novamente de atendimento. "Ele sentiu novamente fadiga no peito e como já sabíamos que era urgente, levamos ele de carro mesmo até o pronto socorro", conta a nora.

Quando chegaram à UBS, segundo a família, chamaram por socorro, pedindo ajuda para levar Sérgio do carro para o atendimento, mas nenhum médico ou enfermeiro prestou socorro. Eles então levaram o idoso nos braços até a recepção.  Quando o médico chegou Sérgio já estava morto.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos esclarece que o paciente Sérgio Leinfelder foi atendido na noite desta segunda-feira (22) na Unidade de Pronto Atendimento do Cidade Aracy, foi medicado, ficou em observação por algumas horas e depois liberado pelo médico plantonista. Na tarde desta terça-feira (23), às 14h10, o paciente chegou já em óbito no pronto atendimento, sendo atendido pela supervisora da unidade ainda dentro do veículo particular que o levou até o local.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que o SAMU foi acionado pela família de Sérgio Leinfelder nesta terça-feira (23), às 13h58 chegando na residência do paciente às 14h07. Ao chegar no local  a equipe não encontrou mais Sérgio Leinfelder que havia sido levado para o Pronto Atendimento do Cidade Aracy por um vizinho.A informação preliminar colhida com servidores da unidade é de que o mesmo chegou à unidade em parada cardiorrespiratória. O corpo do paciente foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito de Américo Brasiliense para confirmação da causa mortis.

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota à imprensa dizendo que vai abrir uma sindicância interna para apurar se houve ou não falha no atendimento prestado ao paciente.

Família

A família afirmou que vai aguardar o laudo de morte para decidir se vai tomar alguma providência jurídica.

Leia Também

Últimas Notícias