sábado, 20 de abril de 2024
Eficiente e Ecologicamente Correta

Fábrica de motores da Volks de São Carlos inicia 2019 com prêmio e certificação internacional

08 Abr 2019 - 16h11Por Marcos Escrivani
Fábrica de motores da Volks de São Carlos inicia 2019 com prêmio e certificação internacional - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A fábrica de motores da Volkswagen, localizada às margens da rodovia Professor Luís Augusto de Oliveira (SP-215), em São Carlos tem motivos para comemorar os três primeiros meses de 2019: a unidade recebeu um prêmio e uma certificação. Ambos internacionais.

Um deles, é o ISO50001, uma norma internacional que avalia o sistema de gestão de energia da empresa e o outro foi de Eficiência de montagem, um campeonato interno e que em 2018 participaram 19 unidades do grupo. As informações foram passadas na tarde desta segunda-feira, 8, por Marcus Gorisch, Plant Manager da fábrica são-carlense que há 22 anos produz motores para o Brasil e para o exterior.

OS PRÊMIOS

Gorisch disse ao São Carlos Agora que a ISO 50001 é um adicional ISO 14001 que fornece certificação de gestão ambiental. “É um reconhecimento do órgão internacional que avalia a gestão enérgica em São Carlos, como consumo de energia e ações implementadas ao longo dos anos. Avalia a sistemática, o consumo de energia elétrica e como é refletida no meio ambiente”, disse Gorisch. “A fábrica de motores da Volks tem medidas de gestão de energia implementada há anos. Temos preocupação com a redução do consumo de água, de eletricidade e também do gás natural”, observou. “Todas as unidades da Volks possui o ISO 50001”, complementou.

A certificação de São Carlos segue a norma internacional ISO 50001, que comprova que a fábrica já tem um padrão eficaz do ponto de vista energético. E, ao mesmo tempo, reconhece que a unidade torna seus processos cada vez mais eficientes em relação ao uso da energia. A conquista ocorreu junto com a auditoria que aprovou a manutenção da ISO 14001:2015, do seu Sistema de Gestão Ambiental.

A unidade implementou 45 ações de melhorias energéticas que resultaram em uma economia de 6,307 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio de 3.347 residências por ano, com base no consumo médio anual residencial de 1.884 KWh/ano da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“A fábrica de São Carlos vive um momento de conquistas importantes. A certificação da ISO 50001 demonstra o compromisso da Volkswagen com o meio ambiente e o prêmio SPEED+ deixa clara a qualidade, competitividade e eficiência dos nossos processo de produção”, destacou o Plant Manager da unidade, Marcus Gorisch.

Com a certificação da fábrica de São Carlos, todas as unidades produtivas da Volkswagen do Brasil passam a contar com o ISO 50001.  As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté, e São José dos Pinhais certificaram seus Sistemas de Gestão de Energia em 2018.

AS PRINCIPAIS AÇÕES PARA ECONOMIZAR ENERGIA

• Troca de 12 motores para o funcionamento de máquina do processo produtivo, com redução do consumo de 28,6 MWh/ano

• Implementação de sistema de reuso de água, com redução do consumo de 353.040 m³/ano

• Utilização de iluminação natural nas áreas produtivas

• Compra de energia a partir de fonte 100% renovável

• Zero emissão de carbono

VANTAGENS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 50001

Comprova que a empresa tem um padrão eficiente no uso de energias.

Contribui de forma sistemática com a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

Ajuda a empresa a ter processos cada vez mais eficazes do ponto de vista energético.

Possibilita uma visão clara do status atual de uso e consumo de energia, tendo como base os objetivos energéticos da companhia.

Define e prioriza a implementação de novas tecnologias e medidas energeticamente mais eficientes.

Fornece uma estrutura para promover a eficiência energética em toda cadeia de Suprimentos.

Define metodologia para comparar, medir, documentar e comunicar o uso da energia.

Otimiza a utilização dos equipamentos que consomem energia, identificando oportunidades para reduzir custos de manutenção ou expandir a capacidade.

Demonstra aos stakeholders (públicos de relacionamento) o compromisso para cumprir as melhores práticas de proteção ao Meio Ambiente.

FÁBRICA EFICIENTE

Sobre o campeonato interno de Eficiência de Montagem denominado Speed+, Gorisch salientou que é um evento saudável. “Foi disputado em seis categorias e São Carlos ficou em 3º lugar no Networking (trabalho conjunto com outras unidades de Componentes) e com o 1º lugar em eficiência de Montagem. “Os principais fatores que levaram à conquista são o aumento da eficiência dos processos produtivos, como por exemplo a redução do tempo ciclo das operações automáticas, o treinamento dos empregados com foco em versatilidade e o aumento da eficiência nos postos de trabalho”, salientou o Plant Manager.

“É um orgulho para todos os colabores da planta. Um reconhecimento pelo trabalho realizado em 2018, através da eficiência no processo evolutivo na linha de montagem”, avaliou Gorisch.

Externamente, após 22 anos de produção, Gorisch disse que a fábrica de motores trilha um caminho de conquistas. “Uma prova foi a contrato para a exportação de motores para Tiguan, Golf e Jetta. Foram 120 mil unidades e os veículos circulam nos EUA, um mercado exigente. Desta forma, São Carlos é evidenciada não somente na premiação ocorrida na Alemanha, mas em países do continente americano (Sul, Central e do Norte). Receber este prêmio coloca em destaque a cidade no cenário nacional e contribui em muito para a economia”, assegurou Gorisch.

PROGRAMA SPEED+

A premiação Speed+, iniciada em 2017, está em sua segunda edição e reconhece as melhores unidades de componentes pelos seus indicadores nas categorias eficiência de usinagem, eficiência de montagem, Shopfloor Management, excelência de processos, custos de ferramental e Networking.  Representantes das 19 fábricas, de sete países, participaram da premiação, que reconheceu os melhores de 2018. A unidade de São Carlos estreou em 2018 na competição.

FÁBRICA DE SÃO CARLOS

Com mais de 11 milhões de motores produzidos desde o início de suas atividades em 1996, a unidade de São Carlos é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos Novo Polo, Virtus, T-Cross, up!, cross up!, Gol, Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Jetta, Tiguan, Golf e Audi A3.  Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo, Argentina, México, entre outros, são produzidos motores a gasolina.

SEM CRISE

O Plant Manager da unidade são-carlense reconheceu que o Brasil passou por uma grave crise, mas o mercado está em reação e as ações implementadas nos últimos anos e os contratos para exportação de motores fez com que a planta são-carlense mantivesse a linha crescente em suas atividades.

A prova disso é que a venda de veículos aumentou nos três primeiros meses de 2019 em 6,2% “A perspectiva até o final de 2019 é manter este ritmo e há planos para outros investimentos na produção de motores”, finalizou Gorisch.

Leia Também

Últimas Notícias