quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Exposição “Olhares Cruzados” será aberta hoje no Centro Odette dos Santos

08 Nov 2011 - 14h00
0 - 0 -

O Centro Municipal de Cultura Afro-brasileiro Odette dos Santos, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, inaugura nesta terça-feira (8), às 19h, a exposição Brasil-Cabo Verde Olhares Cruzados.

De autoria do renomado fotógrafo Christian Knepper, junto a crianças cabo-verdianas que participaram do projeto Olhares Cruzados em setembro de 2009, a exposição também conta com curadoria de Dirce Carrion, da OSCIP Imagem da Vida.

A mostra reúne 20 fotografias editadas a partir do acervo de imagens produzido para o projeto Olhares Cruzados nas Ilhas de Santiago e São Vicente no Cabo Verde, e quatro painéis compostos por mosaicos das fotos das crianças cabo-verdianas.

A abertura da exposição contará com uma palestra da coordenadora do projeto Olhares Cruzados e apresentação do vídeo-documentário Brasil Casamance Olhares Cruzados, sobre o projeto realizado com crianças de comunidades quilombolas Kalunga e de Oussouye em Casamance no Senegal.

Projeto - O projeto "Olhares Cruzados", iniciado em 2004, possibilitou o conhecimento recíproco entre cerca de 1.500 crianças brasileiras de comunidades quilombolas e indígenas, latino-americanas, africanas e de países fruto da diáspora africana, que trocaram fotografias, cartas e objetos produzidos por elas em oficinas de fotografia, redação e arte. O objetivo é fortalecer suas identidades e ampliar os seus universos culturais através do reconhecimento da forma como de fato se vêem e querem ser vistas. Os resultados são publicados em livros que são distribuídos nessas comunidades, escolas e bibliotecas no Brasil e no exterior. São oito livros publicados e mais dois em fase de edição. Esta iniciativa foi realizada em nove países além do Brasil: Angola, Moçambique, Senegal, Haiti, Congo RDC, Mali, Guiné Bissau, Cabo Verde, Bolívia; e em dez estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Pará e Amazonas.

O Olhares Cruzados Brasil-CaboVerde envolveu 60 crianças de duas escolas cabo-verdianas, uma em Mindelo na Ilha de São Vicente, e a outra em Praia na Ilha de Santiago, que participaram de oficinas de fotografia e fabricação de instrumentos musicais com o objetivo de se fazerem conhecer por crianças brasileiras.

A Exposição ficará até o dia 9 de dezembro no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileiro Odette dos Santos, localizado na rua Dona Alexandrina, 844, no centro. O horário para visitação é das 14h às 21h de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3371-8886.

Leia Também

Últimas Notícias