sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Experiência com saneamento básico rural de São Carlos terá apresentação inédita em Goiás

10 Abr 2014 - 16h18Por Embrapa
0 - 0 -

Pela primeira vez, um produtor rural de São Carlos participa de uma feira - de expressão internacional - para relatar sua experiência com o uso de tecnologias da Embrapa destinadas ao saneamento básico rural. É isso que Fávio Marchesin, do Sítio São João, fará nesta sexta-feira (11/04), no auditório 2, no último dia da 13ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). 

Tanto Marchesin quanto o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Wilson Tadeu Lopes da Silva, responsável pelo sistema de saneamento básico rural, participarão do evento a convite dos organizadores da feira, que adotaram o tema como foco do Circuito Ambiental – um espaço de 300 metros quadrados dentro do Centro Tecnológico Comigo. O circuito é realizado desde 2007 e tem como proposta orientar os visitantes sobre a importância do tratamento da água, a recuperação das nascentes, a destinação adequada dos esgotos e resíduos. 

De acordo com o coordenador do projeto do circuito e engenheiro agrônomo Eduardo Hara, a ideia deste ano era escolher uma temática aplicada diretamente ao produtor rural. Em um único dia, o espaço recebeu 3.150 pessoas, que demonstraram forte interesse pelas propostas apresentadas, como os jardins filtrantes, as fossas sépticas biodigestoras e as recuperações de nascentes.

Os organizadores da feira pretendem implantar o sistema de saneamento básico rural na própria área do Centro Tecnológico Comigo e também nas fazendas da Comigo. A feira conta com 520 expositores em uma área de 60 hectares com 2.400 máquinas expostas, equipamentos, e veículos, com destaque para colheitadeiras, tratores, pulverizadores, plantadeiras, caminhões, entre outros. A expectativa da Comigo é atrair cerca de 90 mil pessoas e bater o recorde de comercialização, que no ano passado foi de R$ 900 milhões. 

A estimativa é que mais de 15 mil pessoas visitem o Circuito Ambiental, onde estão exemplos das tecnologias de saneamento básico rural, já adotadas pelo produtor rural Flávio Marchesin desde 2004. Na palestra ele vai contar como resolveu um problema antigo na propriedade da família, a contaminação da água do Ribeirão Feijão, que margeia o sítio São João e é responsável por parte do abastecimento da cidade de São Carlos (SP).

Atualmente, ele ampliou o número de cada unidade que compõe o sistema. Horticultor, piscicultor e produtor de mudas nativas, Marchesin fez do sítio um modelo de educação ambiental, recebendo mais de três mil estudantes anualmente, que têm a oportunidade de ver de perto a unidade demonstrativa de saneamento básico. “Eu sabia da importância da tecnologia, mas desconfiava da eficiência do adubo orgânico. Agora não tenho mais dúvidas”, diz.

Para Wilson Tadeu Lopes da Silva “essa é uma oportunidade especial, pois além das informações técnicas sobre as tecnologias ligadas ao Saneamento Básico Rural, os participantes da Tecnoshow Comigo poderão ter contato direto com o Flávio Marchesin, um produtor rural que é um exemplo de dedicação à agricultura e preservação do meio ambiente com o uso da ciência”. “Esperamos, a partir dessa participação, dar mais um passo no sentido de garantir mais saúde, renda e conservação ambiental no meio rural brasileiro”, finaliza o pesquisador.

Leia Também

Últimas Notícias