sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Exame para Pós-Graduação em Computação abre inscrições

16 Ago 2011 - 16h10

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o processo seletivo utilizado para seleção de candidatos por muitos programas, dentre eles, o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional , oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Este ano, a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será responsável pela elaboração, envio e correção da prova. São 20 questões de Matemática, 30 de Fundamentos de Computação e 20 de Tecnologia de Computação.

As inscrições podem ser realizadas até o  dia 8 de setembro pela internet. O valor da taxa é de R$ 55,00 para sócios da SBC e de R$ 70,00 para não sócios. As provas serão aplicadas no dia 9 de outubro, no período vespertino, e o resultado final será divulgado até o dia 1º de novembro.

O POSCOMP corresponde, para a grande maioria dos Programas participantes, a um dos critérios para seleção de candidatos, não sendo, portanto, a única forma de ingresso. Seu grande objetivo é permitir que os candidatos possam participar dos processos seletivos em vários Programas de Pós-Graduação, sem a necessidade de deslocamento para a sede de cada um. O exame também é realizado no Peru e na Colômbia, graças a parcerias com entidades de computação desses países. O candidato realiza a prova no local mais próximo de sua cidade e o seu desempenho é enviado para todos os Programas participantes do POSCOMP. É válido ressaltar que as informações sobre o processo seletivo de cada Programa são disponibilizadas nas respectivas Instituições, pois estas possuem autonomia para utilizar os resultados dos exames de acordo com seus próprios critérios, sem qualquer interferência da SBC. Por esse motivo, a SBC não publica a colocação geral dos candidatos, somente a pontuação individual.

Leia Também

Últimas Notícias