sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Evento no Observatório aborda estrelas cadentes

16 Ago 2012 - 17h17

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 18, será sobre o tema Estrelas Cadentes. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas.

A palestrante será Joseana dos Santos Soares, da equipe do observatório.

Sentando-se confortavelmente numa cadeira reclinada e observando o céu por uma hora ou mais, numa noite estrelada e, de preferência, depois da meia-noite, é quase certeza que, além do próprio espetáculo oferecido pelas muitas constelações e os astros nelas contidos, ao observador não passará despercebida a presença de rápidos pontos luminosos riscando o céu nas mais diferentes direções. São os meteoros, popularmente conhecidos com o nome de "estrelas cadentes". Se houver alguma chuva de meteoros na noite de observação, a probabilidade de observá-los é ainda maior e, nesse caso, eles parecem surgir todos de um mesmo ponto no céu, o radiante.

Na sessão deste sábado, a palestrante falará sobre as diferenças entre meteoros, meteoroides e meteoritos, como e porque aparecem, os diferentes tipos e as principais chuvas de meteoros observáveis ao longo do ano.

A sessão acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191

Leia Também

Últimas Notícias