quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Evento em São Carlos visa a divulgação sobre a doença de Alzheimer

15 Set 2010 - 17h45Por Redação São Carlos Agora

No dia 18 de setembro, serão promovidas em São Carlos atividades de conscientização e divulgação sobre a Doença de Alzheimer. As ações marcam o Dia Mundial da doença, celebrado em 21 de setembro. A programação é realizada pelo Centro de Orientação ao Idoso e seu Cuidador da Unidade Saúde-Escola (USE) e a Liga de Neurologia da UFSCar, a regional de São Carlos da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) e a Secretaria Municipal de Saúde do Município.

As atividades acontecem das 9 às 13 horas no calçadão da rua General Osório, no Centro de São Carlos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da síndrome e as formas de cuidado ao idoso com Alzheimer e sua família. Serão distribuídos panfletos com informações sobre a doença de Alzheimer e uma equipe de profissionais e alunos estarão atendendo e conversando com a população para esclarecer dúvidas e informar sobre a doença. O evento acontece em referência ao Dia Mundial de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro.

A Doença de Alzheimer, descrita em 1906 pelo médico alemão Alois Alzheimer, geralmente acomete a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. Entretanto, a doença também pode atingir outras regiões do cérebro, comprometendo assim outras funções.

Geralmente a Doença de Alzheimer apresenta alguns sintomas iniciais, como dificuldades de linguagem, desorientação de tempo e espaço, dificuldades para tomar decisões e para lembrar fatos recentes, perda de iniciativa e motivação, sinais de depressão, perda de interesse. No estágio intermediário, o portador apresenta dificuldades para executar atividades comuns do cotidiano, necessita de auxilio na higiene pessoal, apresenta problemas na coordenação da fala, alterações de humor e comportamento, agitação, perda de inibição e delírios. Conforme a doença evolui, os distúrbios de memória são mais acentuados e o aspecto físico da doença se torna mais aparente. O portador de doença pode apresentar dificuldades para alimentar-se de forma independente, não reconhecer familiares, amigos e objetos conhecidos, dificuldade em entender o que acontece ao seu redor, dificuldade de locomoção, incontinência urinaria e fecal, comportamentos inadequados em público, agressividade e agitação.

O diagnóstico da Doença de Alzheimer é feito através de cuidadosa história do paciente relatada por seu familiar junto com o exame físico e mental do paciente. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais o familiar e o cuidador poderá se preparar para atender melhor ao portador e principalmente conhecer as expectativas futuras. Embora ainda não haja medicações curativas, já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear sua evolução, podendo, em alguns casos, manter o quadro clínico estabilizado por um tempo maior.

Em São Carlos, a atividade de conscientização e divulgação sobre a Doença de Alzheimer conta com a participação de profissionais da USE, docentes e alunos dos cursos de Enfermagem, Gerontologia, Psicologia, Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e também voluntários e diretoria da Abraz. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-9628 ou pelo e-mail sofia@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias