sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Evento em São Carlos aborda atendimentos de emergência em Saúde

11 Abr 2011 - 14h19

No dia 16 de abril, acontece na UFSCar o IV Simpósio de Urgências, organizado pela Liga de Urgências Traumáticas e Clínicas da UFSCar (LUTCU), formada pelos alunos do curso de  Medicina da Universidade. O evento é direcionado a estudantes e profissionais de Medicina e da área da Saúde, principalmente aqueles que atuam em atendimentos de urgência. As inscrições já estão abertas.

O Simpósio contará com a participação de professores do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Na programação, estão previstas palestras que abordam temas de destaque na área de urgências, como as novas diretrizes para atendimento de paradas cardíacas lançadas no final do ano passado pela American Heart Association (AHA). Como explica José Eduardo Galon, estudante do curso de Medicina da UFSCar e membro da LUTCU, as recomendações da AHA acerca dos suportes aos procedimentos em cardiologia são revistas a cada cinco anos e, em outubro de 2010, foram lançadas as novas diretrizes para atendimentos em caso de parada cardíaca. "Em relação ao suporte básico fora do hospital não há um novo procedimento indicado além da massagem cardíaca, mas houve algumas alterações em quando iniciar essa massagem e também quanto à questão de fazer ou não respiração boca a boca. No suporte avançado, no espaço intra-hospitalar, também houve alterações de procedimentos e medicações", diz.

Além dos novos procedimentos recomendados pela AHA, o Simpósio também discutirá as urgências oftalmológicas, derrame pleural, infarto agudo do miocárdio no diabético e urgências psiquiátricas, e promoverá uma discussão sobre a atual organização dos serviços de urgência no Brasil. A programação completa pode ser conferida na página eletrônica da LUTCU, em www.ufscar.br/lutcu.

As inscrições podem ser feitas até 13 de abril, no site www.ufscar.br/lutcu, e, após essa data, as inscrições podem ser realizadas no DMed, localizado na área Norte do campus São Carlos. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lutcufscar@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias