quinta, 18 de abril de 2024
Saúde

Estudo na UFSCar recruta voluntárias com queixas de incontinência urinária

08 Ago 2019 - 07h19Por Redação
Estudo na UFSCar recruta voluntárias com queixas de incontinência urinária - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está recrutando voluntárias para participarem de estudo que tem por objetivo comparar técnicas utilizadas para o tratamento de dois problemas que afetam muitas mulheres: a urgência miccional e a incontinência urinária de urgência. A urgência miccional está relacionada à vontade urgente e repentina de urinar, de difícil controle ou adiamento. Já a incontinência urinária de urgência (IUU) é a perda de urina devido à vontade urgente de urinar.

A doutoranda Juliana Falcão Padilha, responsável pela pesquisa, conta que os dois problemas são frequentes nas mulheres e que o estudo pretende comparar técnicas de eletroestimulação em diferentes partes do corpo: nervo tibial (perna) e região parassacral (costas). Padilha aponta que a estimulação na região do nervo tibial já é utilizada em adultos e a técnica na região parassacral já foi testada em crianças e adolescentes com efeito positivo. O atual estudo quer avaliar se as duas técnicas são eficazes também em mulheres adultas, contribuindo com mais opções de tratamento fisioterápico para a urgência miccional e a IUU.

Para desenvolver o trabalho, que tem orientação da professora Patricia Driusso, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, são convidadas mulheres acima de 18 anos, não fumantes, com queixa de urgência miccional ou IUU. As voluntárias passarão por avaliações e sessões de tratamento com eletroestimulação. O atendimento será no Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (Lamu) do DFisio. As interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora pelos telefones (16) 98184-2996 (também via WhatsApp) ou (16) 3351-9577 ou pelo e-mail jufpadilha@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias