quinta, 28 de março de 2024
Exames e avaliações gratuitas

Estudo da UFSCar avalia os benefícios da corrida no combate de sintomas depressivos

02 Mai 2019 - 06h58Por Redação
Estudo da UFSCar avalia os benefícios da corrida no combate de sintomas depressivos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Uma pesquisa de iniciação científica realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem como objetivo verificar se a corrida de rua pode ser considerada um fator protetivo para sintomas de depressão. O projeto está convidando pessoas voluntárias, sedentárias ou que já pratiquem corrida, para exames de sangue e entrevistas. O trabalho é realizado pela graduanda em Psicologia Rafaela Pereira, sob orientação de Gilberto Eiji Shiguemoto, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFSCar.

Pereira explica que a motivação para estudo veio da escassez de pesquisas que expliquem os fatores biológicos que podem estar envolvidos na melhora da depressão a partir da prática do exercício físico. "Nesse sentido, queremos saber se a corrida de rua pode ser um fator que proteja as pessoas de sintomas depressivos, comparando análises sanguíneas, biomarcadores e entrevistas com os participantes", complementa a pesquisadora.

"A literatura na área já aponta a existência de uma relação positiva entre a prática de exercícios físicos e a diminuição de sintomas depressivos, propiciando a melhora no quadro de depressão e na qualidade de vida dos indivíduos", relata Pereira. De acordo com ela, a expectativa é contribuir para o entendimento do funcionamento biológico dessa influência da atividade física nos sintomas depressivos. Além disso, espera-se confirmar o que diz a literatura, reafirmando a importância dos exercícios como forma de tratamento complementar.

Para realizar o estudo estão sendo convidados voluntários, homens ou mulheres, entre 18 e 45 anos, que sejam sedentários ou que pratiquem corrida de rua pelo menos duas vezes por semana, e que não façam uso de medicamentos controlados, como os antidepressivos, por exemplo. Os participantes passarão por coleta de sangue e responderão a entrevista e questionários. Os procedimentos têm duração média de 30 minutos e serão repetidos após dois meses.

Os interessados devem preencher um formulário online, disponível em encurtador.com.br/grES6, e a pesquisadora entrará em contato para agendar a coleta. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail rafa.pereira18@hotmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias