Menu
sexta, 14 de maio de 2021
Cidade

Estudantes interessados em ingressar nos cursos de graduação presenciais da UFSCar devem inscrever-se até amanhã

14 Jun 2012 - 13h47

Até amanhã, dia 15 de junho, estão abertas as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As inscrições para o Exame devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em http://enem.inep.gov.br. De acordo com o Ministério da Educação, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o Ensino Médio e se declarar integrante de família de baixa renda está isento do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela Internet.

As provas estão agendadas para os dias 3 e 4 de novembro e, pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) utilizará exclusivamente os resultados do Enem para a seleção de estudantes que ingressarão nos cursos de graduação presenciais ofertados em seus campi. A indicação da obrigatoriedade de realização do Enem 2012 para ingresso na UFSCar foi definida em edital, divulgado pela Instituição e disponível para consulta no Portal da UFSCar, em www.ufscar.br.

É importante que os estudantes interessados em ingressar nos cursos de graduação presenciais da UFSCar fiquem atentos para não perder o prazo de inscrições ao Enem, pois é somente por meio da participação nesse exame que é possível concorrer a uma das 2.577 vagas ofertadas nos campi de São Carlos, Araras e Sorocaba, num total de 57 opções de cursos. Na última edição de seu processo seletivo para a graduação presencial a UFSCar recebeu um total de 97.599 inscrições por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo a quinta universidade federal mais procurada pelos estudantes dentre as 10 instituições que receberam mais inscrições por vagas ofertadas no SiSU.

No campus São Carlos da UFSCar são oferecidos 37 cursos reconhecidos pela qualidade nos projetos de ensino, pesquisa e extensão e estão distribuídos nos centros de Educação e Ciências Humanas; Ciências Exatas e de Tecnologia; e Ciências Biológicas e da Saúde. Em Araras, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) oferece os cursos de Agroecologia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Física e Química. Mais informações sobre o CCA podem ser obtidas no endereço www.cca.ufscar.br. O Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), instalado no campus Sorocaba da UFSCar, tem como principal diferencial o desenvolvimento de atividades acadêmicas focadas nas questões relativas à sustentabilidade em todos os seus aspectos. São oferecidos os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo. Mais informações sobre o CCTS podem ser conferidas em www.sorocaba.ufscar.br.

Acesso à Internet
Estudantes que necessitam de acesso à Internet para efetuar as inscrições no Enem podem utilizar computadores instalados nos campi Araras, São Carlos e Sorocaba da UFSCar. Para utilizar o espaço e acesso disponibilizado pela Universidade, o interessado deve estar munido de documento oficial de identidade com foto. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Em São Carlos, os interessados devem se dirigir à Secretaria Geral de Informática (SIn), na área Norte do campus. Em Araras, os computadores estão disponíveis na Seção de Informática, no edifício central do campus e, em Sorocaba, o local indicado é o edifício da Coordenação Acadêmica.

Para fazer a inscrição no Enem e obter outras informações, o estudante deve acessar a página do Inep, em http://enem.inep.gov.br. Outras dúvidas podem ser esclarecidas com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar pelo e-mail covest@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8152.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias