quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Estudantes da USP São Carlos realizarão paralisação de 2 dias

A ação além de repudio a ação da PM na desocupação da reitoria da USP, os alunos questionam as ações do reitor da universidade

16 Nov 2011 - 10h56Por Danilo Moreno
0 - 0 -

Os alunos da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos realizarão nas próximas quinta (17) e sexta-feiras (18) uma paralisação contra a ação de desocupação realizada pela Polícia Militar na última semana.

Segundo a direção do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso), ficou deliberado por assembléia realizada na última quinta-feira (10) por uma paralisação nos próximos dois dias com uma programação que contempla aula pública, ato, assembléias de curso e nova assembléia extraordinária do Caaso para rediscutir a greve em São Carlos.

Também são questionados pelos alunos da USP São Carlos o projeto elitista, privatista e mais antidemocrático que vem sendo implementado na universidade durante essa gestão. A eleição para reitor é restrita, na qual alunos, funcionários e professores não têm paridade de votos. De uma lista tríplice resultante da votação, João Grandino Rodas foi indicado pelo então governador José Serra, apesar de ser o segundo colocado na votação.

Os estudante também acusando o reitor de improbidade administrativa, como nomeação de cargos de confiança sem concurso público, e a declaração de persona non grata na Faculdade de Direito, da qual já foi diretor. O reitor vem sendo investigado pelo Ministério Público por algumas destas medidas.

Outras ações do reitor questionadas pelos estudantes:

-      -  Tentativa de fechamento de cursos na EACH;

-      -  Elaboração de um orçamento fechado que não contaram com a consulta da comunidade universitária;

-      -  Construção de obras de interesse duvidoso que custarão 240 milhões de reais aos cofres públicos;

-      -  Aluguel de imóveis em áreas nobres da cidade de São Paulo;

-      -  Demissão de 271 funcionários sem aviso prévio e justa causa.

Leia Também

Últimas Notícias