quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Estudantes da UFSCar recebem prêmio em evento da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação

05 Mai 2016 - 05h57Por Redação
Estudante Ariovaldo Alves apresentando um dos trabalhos premiados no evento. Foto: Divulgação - Estudante Ariovaldo Alves apresentando um dos trabalhos premiados no evento. Foto: Divulgação -

Estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ganharam prêmios no III Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul (III EREBD SECOSUL), realizado em abril, no Rio de Janeiro (RJ).

O trabalho "Espaços de leitura em ambientes escolares: práticas alternativas" dos estudantes Ariovaldo Alves, Débora Nascimento, Elisabete Maria Angelon e Suelen Santos, orientados pela professora do Departamento de Ciência da Informação Luciana Gracioso, foi premiado como melhor trabalho apresentado na modalidade oral. "Saber do resultado de melhor trabalho (apresentação oral) do III EREBD foi uma surpresa e reafirma a certeza de que precisamos discutir a biblioteca escolar. Nosso trabalho acabou tendo um diferencial pela novidade e simplicidade, já que utilizamos pouquíssimos recursos", conta Ariovaldo Alves.

O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver e aplicar sistemas alternativos para classificação e indexação de livros infantis considerando diferentes teorias, metodologias e contextos. Como pesquisa aplicada, desenvolveu-se ao longo da oferta da Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão "Práticas Alternativas em Bibliotecas Escolares, entre março e agosto de 2015", na UFSCar. O campo de análise foi a Unidade de Atendimento a Criança (UAC) da UFSCar, que atende crianças de zero a seis anos. Na atividade, 639 livros foram tratados. "Como conclusão indicamos que as práticas alternativas para organização de acervos nos espaços de leitura em ambientes escolares sugeridas e aplicadas ao longo desta pesquisa se mostraram coerentes com o universo infantil e são passíveis de serem replicadas em diferentes espaços de leitura", reforça a conclusão dos estudantes apresentada no projeto.

O outro trabalho de alunos da UFSCar premiado no III EREBD SECOSUL foi "A gestão da informação em ambientes acadêmicos: o caso do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar", realizado pelo aluno Rafael Pim Baptista, orientado pela professora do Departamento de Ciência da Informação, Maria Cristina Comunian Ferraz e Andrea Eloisa Bueno Pimentel, docente do Departamento de Desenvolvimento Rural. O trabalho recebeu prêmio como melhor poster apresentado nesta categoria. "Estou feliz e entusiasmado, pois este foi meu primeiro trabalho submetido em um evento acadêmico e, já de cara, ganhar um prêmio. Devo enfatizar que nada disso teria acontecido sem ajuda de minhas coordenadoras, as professoras Cristina e Andrea", ressalta Rafael.

Maria Cristina, uma de suas orientadoras, diz que este prêmio ressalta a competência e dedicação do Rafael. "Importante lembrar que este trabalho foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP). Esta premiação agrega valor a uma proposta de pós-graduação séria que teve início em 2013 com o ingresso da primeira turma de alunos, mostrando que o Programa está no caminho certo".

Esse trabalho tem como foco principal a construção de práticas de gestão da informação que atendam às demandas do PPGGOSP, um dos mais novos da UFSCar. Foram realizadas coletas de informações em diferentes setores da instituição e organizadas por grau de importância e por público de interesse; sistematizados para eliminar informações repetidas e descontextualizadas e, assim, disponibilizadas para os públicos interno e externo em dois espaços informacionais distintos: o site do PPGGOSP (www.ppggosp.ufscar.br) e a Plataforma Sucupira, criada pela CAPES, com o objetivo de facilitar as avaliações dos programas de pós-graduação no País.

O III EREBD SECOSUL foi realizado de 21 a 24 de abril, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e contou com mais de 200 estudantes da área de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação de 15 universidades. Foram apresentados 50 trabalhos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.erebdsecosul.net.

Leia Também

Últimas Notícias