sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Estudantes da UFSCar apresentam pesquisas em evento no Paraguai

Universidade teve 21 trabalhos na programação das Jornadas de Jovens Pesquisadores

25 Nov 2017 - 02h53Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Durante os dias 18, 19 e 20 de outubro, foram realizadas as XXV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu). O evento teve como anfitriã a Universidad Nacional de Itapúa (UNI), na cidade de Encarnación, no Paraguai.

A comissão organizadora das Jornadas em Itapúa recebeu aproximadamente 600 trabalhos relacionados ao tema do evento - "Investigación sin fronteras para la integración científica y cultural" -, proposto pela UNI. Da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foram selecionadas e enviadas 21 pesquisas de estudantes da graduação e pós-graduação. Segundo a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da Instituição, a UFSCar foi a universidade que mais enviou trabalhos entre as instituições brasileiras pertencentes à AUGM.

As Jornadas de Jovens Pesquisadores representam um dos mais importantes eventos voltados aos estudantes no escopo da AUGM, pois estimulam intercâmbio e trocas de experiências entre os alunos das universidades membros, nas diferentes áreas de pesquisa, revelando possibilidades de elaboração de estudos em conjunto.

A estudante Nicoli Gomes de Moraes, do curso de Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, recebeu, no Comitê Acadêmico Meio Ambiente, prêmio de melhor apresentação oral pelo trabalho "Avaliação dos efeitos genotóxicos nas águas de lagos inseridos em uma paisagem de agricultura intensiva no Campus Lagoa do Sino através do teste do micronúcleo".

Já Bruna Caminhas, aluna do curso de Engenharia de Materiais do Campus São Carlos, teve o trabalho "Potencialidades e fragilidades na articulação de iniciativas para viabilizar comercialização conjunta em rede de cooperativas de catadores de materiais recicláveis" reconhecido como melhor apresentação oral no Comitê Acadêmico Processos Cooperativos e Associativos.

Leia Também

Últimas Notícias