sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Estão abertas as inscrições para os cursos de especialização do Departamento de Computação da UFSCar

17 Nov 2011 - 10h09

Até o dia 30 de novembro o Departamento de Computação (DC) da UFSCar recebe inscrições para os cursos de Especialização nas áreas de "Desenvolvimento de Software para Web" e "Redes de Computadores". Os candidatos devem ter diploma de graduação em qualquer área.

Os cursos de especialização são direcionados à área de exercício profissional, tanto do docente como de outros profissionais inseridos no mercado de trabalho, na perspectiva de educação continuada.

O curso "Desenvolvimento de Software para Web" apresenta conceitos e práticas ágeis no processo de desenvolvimento de software, com aulas em ciclos interativos e incrementais, abordando análise do negócio, modelagem, projeto e implementação do sistema e visando o desenvolvimento de um sistema de software para a web. A aplicação a ser desenvolvida pelos alunos realiza interação com dispositivos móveis, tendo seu projeto de arquitetura e implementação centrado em padrões de projeto, frameworks e webservices. O processo de desenvolvimento do software será pautado por metodologia ágil, com foco em Scrum, empregando apenas software livre. A carga horária total é de 452 horas presenciais e 94 horas a distância.

Já o curso "Redes de Computadores" é um programa de treinamento profissional com o objetivo de proporcionar a seus participantes uma visão ampla e fundamentada das redes de computadores, envolvendo aspectos de projeto, implantação e suporte de redes e das aplicações e serviços, buscando soluções para gerência e segurança das redes. A carga horária total é de 376 horas.

Das vagas ofertadas, duas de cada curso são reservadas para servidores da UFSCar, isentas de pagamento, sendo respeitado todo o processo de seleção. Os servidores devem fazer a inscrição, apresentando como informação adicional uma carta com a motivação e justificativa para participar do Curso, bem como uma proposta a ser desenvolvida como trabalho de monografia final, tendo em vista sua função na UFSCar. A proposta de trabalho deve ser assinada pelo servidor, com ciência do chefe da Unidade. As inscrições para servidores devem ser feitas apenas presencialmente.

As inscrições são feitas pelo site ou pessoalmente na Secretaria de Extensão do DC, localizado na área Norte do campus São Carlos. Os candidatos devem fazer upload ou apresentar a ficha de inscrição preenchida e os demais documentos solicitados. A seleção será feita com base em análise curricular e o resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. A matrícula dos alunos selecionados deve ser feita no período de 6 a 10 de dezembro. As aulas têm início em 27 de janeiro de 2012.

A lista da documentação necessária, o calendário, os custos e outras informações encontram-se no site do DC. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3351-9494 e 3351-8233 ou pelos e-mails tosensu@dc.ufscar.br e extensao@dc.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias