sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Estágio entre a UNICEP e a USP permite troca de experiências

21 Out 2011 - 15h16
0 - 0 -

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da UNICEP e a USP de São Carlos fizeram uma parceria que permite aos alunos da UNICEP e do curso de Engenharia Aeronáutica da USP trabalharem juntos. O estágio permite, além da troca de experiências entre as instituições, que os alunos coloquem em prática o que é visto na teoria.

O avião em que os alunos estão trabalhando é um VP2, Volks Plane 2 de madeira, que pertence à USP desde 1990. "A aeronave já estava com a fuselagem construída e as estruturas das asas prontas, mas, depois de mais de 10 anos parado, a madeira sofreu alguns desgastes", contou Paulo S. T. Vanucci, Engenheiro Mecânico, docente da UNICEP e da Aeroschool e mestrando da USP.

Paulo, responsável pelo estágio dos alunos de UNICEP, explica que os alunos da USP e da UNICEP estão lixando a superfície da madeira para depois construir o avião. "Fizemos um tratamento com mata cupim na madeira, compramos uma lona e cobrimos as peças do avião que foram lixadas; o próximo passo será trabalhar com uma nova madeira que conseguimos com o professor da USP, Fernando Catalano, e que será usada para a construção da longarina da asa, partes do leme e profundor".

De acordo com Aleixo Zulim Neto, aluno da UNICEP, o estágio durante a graduação é importante para adquirir a prática para se sentir mais seguro, caso venha a ser contratado por uma empresa da área de aeronaves. "O estágio serve como uma familiarização entre o aluno e os respectivos desafios que iremos encontrar no mercado de trabalho, o poder da interação, o ponto de vista de quem pode ser o projetista daquele trabalho, identificar e resolver situações da melhor forma possível, tudo conta como experiências".

Para Guilherme Barbosa da Silva, aluno da UNICEP, o estágio é importante para aprender o que realmente acontece na prática, tomar decisões, trabalhar em grupo e ganhar mais conhecimento. "No estágio, nós fazemos a montagem de uma aeronave e a troca de experiências ajuda a conhecer o que cada um aprende de diferente em seu curso, na USP ou na UNICEP".

O coordenador dos alunos nesse projeto, Paulo Vanucci, ainda afirmou que os alunos estão encantados com a experiência e com o trabalho. O responsável pelo projeto é o Prof.º Dr. James Waterhouse, docente da USP. Ele explica que o mais importante é a aprendizagem dos alunos através da literatura aeronáutica inserida na fabricação do avião e não apenas com a construção da aeronave.

Leia Também

Últimas Notícias