sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Estação Climatológica é instalada no Parque Ecológico

08 Abr 2014 - 19h50

São Carlos ganhou mais uma Estação Climatológica, instalada no Parque Ecológico. Outras duas estações já existem, no Museu da Ciência “Prof. Mario Tolentino” e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, colocadas pela prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA). 

Equipadas com sensores sem fio, alimentados por células solares, as estações possuem capacidade para coleta de precipitação pluviométrica, temperatura interna e externa, umidade relativa do ar (máxima e mínima), anemômetro (velocidade e direção do vento), temperatura aparente do vento (sensação térmica) e pressão barométrica (absoluta e com a variação nas últimas 24 horas).

Segundo o Administrador do Parque Ecológico Fernando Siqueira Magnani, que recebeu a implantação como um presente, essa será uma ferramenta a mais para ajudar no bem estar dos animais e também dos visitantes. “As influências do tempo acabam interferindo em vários setores, ainda mais para quem lida com o público e os animais. Temos o cuidado com a temperatura dos animais que são muito sensíveis à variação da temperatura e ao público no intuito de prever dias agradáveis para a realização dos passeios”, considerou o administrador.

Segundo o secretário da SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi, a ideia é fornecer a comunidade boletins diários do tempo atmosférico e previsões do tempo. “Com esse equipamento, teremos mais capacidade de previsibilidade dos eventos climáticos o que beneficiará toda a comunidade. Que essa nova estação sirva para comparar os dados com as demais estações e auxiliar na divulgação e pesquisa. O intuito é aumentar o número de estações na cidade e diversificar os serviços que elas oferecem”, explicou Tundisi. 

Leia Também

Últimas Notícias