Menu
domingo, 17 de janeiro de 2021
Cidade

Espetáculo relembra a abolição da escravatura

14 Mai 2013 - 18h23
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última segunda-feira (13), no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal, o espetáculo “São Carlos mama África: um roteiro lítero-musical”, em comemoração à Abolição da Escravatura no Brasil. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Altomani; do secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci; do secretário de Governo, Júlio Soldado; do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira; do secretário de Comunicação, Luciano Arantes e do procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira, além de 74 alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das EMEBS Angelina Dagnone de Melo, Arthur Natalino Deriggi, Carmine Botta, Afonso Fioca Vitali e Dalila Galli.

Segundo a chefe de divisão da EJA, Romilda Dias Torres, foi uma grande novidade para os alunos, que além de visitarem pela primeira vez o Paço Municipal, puderam conhecer a história dos afrodescendentes da região, por meio de poema e música. “Eles estão acostumados a trabalhar esse tema em sala de aula, mas se envolveram ainda mais com a forma que foi apresentado”, comentou.

A proposta da apresentação foi resgatar, por meio de prosa, versos e canções a presença do negro na história de São Carlos, com roteiro e texto do historiador Marco Antonio Leite Brandão e poemas e canções de Marco Brandão e Valdo da Silva. Foram lembrados desde a eventual existência de um quilombo, na região de Santa Eudóxia, até o período da abolição em 1888, passando, pela presença de associações organizadas pelos negros locais, como a Sociedade Beneficente Luis Gama, Sociedade 13 de Maio, Sociedade Recreativa Aliança e o Grêmio Recreativo Flor de Maio.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias