terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Especialistas defendem fortalecimento do turismo regional

29 Jan 2011 - 01h21

A secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo, o Conselho Estadual de Turismo, a Amitur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico) e a Prefeitura de São Carlos promoveram um encontro que discutiu a reestruturação dos conselhos regionais de turismo.

O evento contou com a participação de representantes de São Carlos (governo e sociedade civil), Nova Europa, Descalvado, Brotas, Itirapina, Torrinha, Araraquara, entre outras cidades. Participaram da reunião o vice-prefeito Emerson Leal, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, José Eduardo Araújo, o presidente da Amintur, Jarbas Favoretto.

O vice-prefeito Emerson Leal comentou que o turismo está inserido na economia dos municípios. “Faz 10 anos que São Carlos criou um departamento específico ao turismo. E isso contribui para a cidade fortalecer sua economia explorando o turismo histórico e de eventos. Com a integração dos municípios, a região pode se projetar ainda mais no cenário do turismo brasileiro”, acredita.

Leal ressaltou que a cidade tem despertado o interesse, principalmente, do setor hoteleiro, que tem investido em novos empreendimentos na cidade. “E, certamente, a Cidade da Energia, que tem investimentos previstos em mais de R$ 85 milhões, será outro fator determinante para o crescimento da economia em relação ao turismo”, afirma.

O presidente da Amitur explicou que os conselhos regionais de turismo precisam ser atuantes, trabalhando em conjunto com o Conselho Estadual de Turismo. Jarbas Favoretto percorre 34 cidades com o objetivo de estimular o trabalho dos conselhos regionais. “São Carlos está na direção certa. Tem promovido eventos que estimulam o turismo. Está revitalizando o Centro com a criação do Boulevard. E é isso que desejamos. Que as cidades, e seus administradores, vejam o turismo como fator de desenvolvimento e gerador de emprego e renda”, termina. O gerente de planejamento e pesquisa da Empresa Paulista de Turismo e Eventos, Luiz Renato Ignarra, também participou do encontro.

Leia Também

Últimas Notícias