terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Especialista em técnicas de memorização para vestibular fará palestras em escolas públicas

04 Mar 2018 - 08h47Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Chegou a vez dos estudantes de São Carlos conhecerem de perto o projeto e as técnicas que foram desenvolvidas pelo aluno do quarto ano de Medicina da USP Ribeirão Preto Arthur Teixeira Carvalho. Neste período de férias Arthur aperfeiçoou seu trabalho criando novas arestas para aplicar para os estudantes que este ano terão o vestibular pela frente. No ano passado Arthur ministrou cursos e palestras na região.      

Pelo menos perto de 200 alunos de três escolas públicas da cidade do ensino médio (terceiro ano) receberão as dicas e informações de forma gratuita. Todas as palestras estão agendadas para o dia 26 de março. A primeira será na escola estadual centenária e tradicional da cidade Álvaro Guião às 8h. A segunda será na escola Juliano Neto às 10h e a última na parte da tarde na escola Jesuíno de Arruda. Alias nesta escola as coordenadoras pedagógicas e a diretora Maria Carolina organizaram também um "intensivão" para os alunos do terceiro ano do ensino médio no dia 22 de março com os professores da escola justamente para falar de carreiras profissionais e um pouco sobre vestibular, o que vem a casar com o tema que o palestrante vai abordar Aprendendo a Aprender: habilidades mentais e emocionais para otimizar seu estudo e alcançar o sucesso no vestibular.

Na palestra "Aprendendo a Aprender" o foco é o estudante. Visa-se fazer o aluno de Ensino Médio / cursinho ter uma presença mais ativa frente ao desafio de vestibular. Além disso, serão apresentadas diferentes técnicas de estudo e de controle emocional para otimizar seu rendimento acadêmico. Em outras palavras, demonstrar e ensinar a usar as ferramentas para que ele construa seu caminho de sucesso através do estudo. Nessa 1h e 30min de palestra serão abordados os seguintes temas:

-Tornando- se ativo em relação ao seu futuro: Despertar através de conselhos e exemplos de sucesso o interesse pelo estudo. Demonstrar a importância de trabalhar com metas crescentes, e focar no objetivo final. Criar o hábito de buscar a evolução e excelência pessoal em tudo que se propõe a fazer.

-Estratégias de Estudo: Definir um rumo específico para seu ano de vestibular, e trabalhar de maneira estratégica para alcançá-lo. Importância de conhecer provas antigas, equilibrar o estudo com rotina saudável (exercício físico, sono adequado) e adquirir uma rotina de estudos que se encaixe na neurofisiologia do aprendizado (Curvas fisiológicas de esquecimento e de concentração).

-Técnicas de Aprendizado: Mostrar ao aluno que sempre podemos evoluir no modo como estudamos. Existem técnicas de estudo, de fazer resumos alternativos (mapas-mentais, flash-cards...) e de memorização que merecem ser conhecidas. Assim, aumenta-se o arsenal do aluno para conquistar tanto o vestibular, como os outros desafios acadêmicos da vida.

-Inteligência Emocional: Técnicas de controle do stress e nervosismo para ser utilizadas na hora da prova, e até expandidas a outras situações estressantes na vida.  A emoção deixará de ser um obstáculo, e com as técnicas certas, se tornará combustível para alcançar o rumo estratégico.

Quem já participou do curso de memorização ou das palestras, workshop garante que é uma experiência para ter o equilíbrio emocional necessário na hora H do vestibular e muito gratificante; "a futura estudante de Arquitetura Júlia Almeida de 17 anos comentou que o curso é sensacional e mudou completamente a visão que ela tinha sobre estudo, memorização e preparação para o vestibular; gostei muito frisou Júlia.

Arthur Teixeira Carvalho é coordenador do Instituto da Memória de Ribeirão Preto e tem no seu talento e esforço a capacidade de entender a vida por outro ângulo: "quero viver um mundo onde as pessoas acordam entusiasmadas para ir trabalhar, fazer o melhor de si em seus empregos, voltam seguros e confiantes para as suas famílias; sempre buscando evoluir suas capacidades humanas, cognitivas e comunicativas"; disse emocionado o palestrante.

Leia Também

Últimas Notícias