quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Espaço Braille tem programação especial no mês da leitura

07 Out 2011 - 15h53
0 - 0 -

Neste mês de outubro, considerado mês da leitura, o Espaço Braille que pertence à Prefeitura de São Carlos e está ligado ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Secretária Municipal de Educação está com uma programação variada para os alunos e professores. As atividades vão de confecção de material para docentes até oficinas para os alunos dentro da programação da 7ª Estação Leitura.

O Espaço Braille também está realizando, pela primeira vez, o curso "Recursos, adaptações e construção de materiais didáticos pedagógicos para alunos com deficiência visual". O curso foi ofertado para professores de São Carlos que já conheciam o Braille nas modalidades Inicial e Avançada. Ao todo 15 educadores estão fazendo o curso e aprofundando conhecimentos através da confecção de materiais para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

Outra atividade que irá acontecer no Espaço Braille será a realização da oficina de cordel "O Universo do Verso" que envolve música, poesia e rimas, estimulando a interação com o público. O evento faz parte da programação da 7ª Estação Leitura "Pedro Bandeira" e acontecerá no dia 17 de outubro às 16h no próprio Espaço Braille.

No dia 27, a partir das 10h, em parceria com a Divisão de Áudio Visuais da Coordenadoria de Cultura, será realizado no Cine São Carlos a exibição de filme com audiodescrição, processo que consiste na tradução de imagens em palavras. O objetivo desta exibição é fazer com que as pessoas com deficiência visual percebam o ambiente do cinema com todos os detalhes tais como grande público, fila e pipoca. A audiodescrição vem se popularizando como forma de tornar teatros, filmes e programas de televisão mais acessíveis.

A participação nos eventos tem grande importância na inserção social das pessoas com deficiência visual bem como na interação entre os alunos atendidos pelo Espaço Braille, seus professores, familiares e demais interessados.

Outras atividades
Dois alunos do Espaço Braille, no dia 21 de setembro, juntaram-se aos discentes do curso de música da UFSCar, no teatro de bolso da instituição, onde participaram da palestra do educador e maestro Sydinei Lissoni.

Lissoni apresentou um método desenvolvido por ele que facilita a leitura de partituras e vem sendo utilizado também por pessoas com deficiência visual. O maestro apresentou ainda materiais didáticos voltados para uma educação inclusiva.

Em 28 de setembro, cerca de 50 alunos da 4ª série do Colégio Objetivo, divididos em duas turmas, visitaram o Espaço Braille. Os alunos do colégio já haviam realizado uma pesquisa sobre as pessoas com deficiência visual e vieram acompanhar na prática os recursos utilizados para atendê-los. A atividade é importante para divulgar os trabalhos do Espaço Braille e principalmente contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva. O Espaço Braille busca inserir seus alunos em atividades de acordo com o interesse de cada um para que a deficiência não impeça o convívio social deles.

Leia Também

Últimas Notícias