sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Escolas se preparam para eleição de conselho

12 Abr 2011 - 13h40

A Prefeitura de São Carlos, com o objetivo de desenvolver uma política de gestão mais democrática dentro das escolas, promove, pela Secretaria Municipal de Educação, a eleição do Conselho de Escola, que irá acontecer do dia 15 ao dia 19 de abril em todas as regiões da cidade.

O Conselho de Escola é um órgão colegiado constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar - professores, pais, entre outros - atuando em sintonia com a administração da escola e definindo os caminhos para tomada de decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e as potencialidades da escola.

A função principal do Conselho é participar das decisões da escola, acompanhando a aplicação de recursos e discutindo prioridades da instituição, além de avaliar a atuação da escola na execução de projetos e programas.

Os conselheiros são eleitos para auxiliar na gestão escolar de forma democrática, sempre buscando contemplar o coletivo. Com o Conselho busca-se também ampliar os espaços de participação dos diversos segmentos da comunidade escolar, promover o exercício da cidadania no interior da escola, estabelecer políticas e diretrizes norteadoras para a organização do trabalho pedagógico na escola, a partir dos interesses e expectativas histórico sociais, em consonância com as orientações da Secretaria Municipal de Educação.

Etapas
A eleição do  Conselho é realizada em 3 etapas promovidas pela escola e que envolvem pais, professores e demais educadores. A primeira etapa é a sensibilização, que foi realizada com a solicitação para os pais e alunos da confecção de um cartaz expressando como vêm a escola dos sonhos. O segundo passo é a divulgação para a comunidade, por meio de folhetos e imprensa, com mais detalhes sobre as eleições. A votação será nas escolas entre os dias 15 e 29 de abril. Mais informações devem ser obtidas nas próprias unidades escolares.

Leia Também

Últimas Notícias