quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Escolas Municipais realizam Feiras Escolares de Ciências

13 Set 2011 - 20h11
0 - 0 -

Os alunos da rede municipal de 3 a 5 anos estão em contato com o conhecimento através de Feiras Escolares de Ciências que estão acontecendo durante todo o mês de setembro nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI's).

Entre as CEMEI's que já apresentaram seus trabalhos estão o Vitório Rebucci (Jardim Pacaembu), Cônego Manoel Thobias (Vila Nery), Walter Blanco, Julien Fauvel (Tijuco Preto), Helena Donfield (Vila São José), Monsenhor Alcino Siqueira (Jardim Santa Maria), sendo que as três últimas fizeram sua feira no estádio municipal Hugo Dornfeld (Zuzão), na Vila São José.

"O objetivo das Feiras Escolares realizadas pelos alunos é despertar o contato com a ciência e o conhecimento desde os primeiros anos escolares, estas feiras também são uma oportunidade de inserir os pais na vida escolar dos filhos e assim envolver a comunidade com a escola", explica Lourdes Moraes, secretária municipal de Educação. Ela também lembrou que a montagem da feira e a quantidade de trabalhos apresentados é proporcional à idade dos alunos.

As Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB's) também estão se preparando para a realizar suas Feiras de Ciências que começam nas escolas a partir do dia 16 deste mês. Serão 9 feiras que terão o objetivo de selecionar os melhores trabalhos de cada escola para serem apresentados na 8ª Feira Municipal do Conhecimento que irá acontecer de 26 a 29 de outubro no pavilhão da Exposhow, durante a realização da Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas.

O evento, que acontece em parceria com a UFSCar, promoverá a exposição de trabalhos da área de ciências produzidos pelos alunos do ensino fundamental e médio e também dos trabalhos e atividades desenvolvidos nas Universidades e Instituições de Pesquisa, ligados ao ensino de Ciências, proporcionando dessa forma, a integração entre escolas das redes públicas e privada, Universidades e Instituições de Pesquisa. Este ano o tema escolhido foi "Ciência para a Vida".

8ª Feira do Conhecimento para os pequenos
Os CEMEI's poderão participar da Feira do Conhecimento enviando experiências pedagógicas desenvolvidas durante a Feira Escolar ou durante o ano de 2011. Cada CEMEI poderá selecionar um trabalho para representá-la, os trabalhos poderão ser assinados por até quatro professores.

Leia Também

Últimas Notícias