quarta, 24 de abril de 2024
Reciclagem e sustentabilidade

Escolas da rede municipal recebem o Projeto Ecoarte

Trata-se de um programa social que busca mudar a forma como as crianças e jovens se relacionam com o meio ambiente

05 Ago 2022 - 15h32Por Redação
Escolas da rede municipal recebem o Projeto Ecoarte - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Quatro unidades escolares da rede municipal de ensino participarão do projeto Ecoarte a partir da próxima segunda-feira, 8 de agosto. Trata-se de um programa social que busca mudar a forma como as crianças e jovens se relacionam com o meio ambiente e que vai levar para dentro das escolas um circuito de atividades no qual serão abordados os principais conceitos dos 5 “R”s da sustentabilidade, que são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e NTICS Projetos com patrocínio da Colgate-Palmolive, o Ecoarte vai impactar diretamente cerca de 2 mil estudantes do município de São Carlos matriculados na rede. Na parceria com a SME, os circuitos serão instalados nas unidades escolares entre os dias 8 e 12 de agosto, para alunos na faixa etária de 6 e 12 anos de idade.

“Para os nossos estudantes será mais uma oportunidade de desenvolver conhecimento e tecnologia com teoria e noções práticas atuando e pensando diretamente com os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, na promoção do crescimento sustentável global até 2030”, afirma a Profa. Wanda Hoffmann, secretária municipal de Educação.

Entre os dias 9 e 12, o projeto vai passar pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Ermantina Carvalho Tarpani, EMEB Dr. Alcyr Affonso Leopoldino, EMEB Arthur Natalino Deriggi e EMEB Antônio Stella Moruzzi, com circuitos em seis horários diferentes para que todos os estudantes possam participar. A equipe técnica da SME atua diretamente nas atividades sob coordenação da bióloga Isabela Pelatti.

Em formato itinerante, serão montadas seis estações de trabalho, formando um circuito de atividades. Na primeira estação, chamada “Recicle essa ideia”, os alunos passarão por um diagnóstico socioambiental, depois, terão uma breve introdução sobre reciclagem, ressignificação do resíduo sólido e a importância do consumo consciente.

“Por meio da educação, podemos formar cidadãos mais conscientes e engajados, que possam realmente ser agentes de transformação dentro das suas casas e comunidades. Essa é a nossa missão”, diz Ana Carolina Xavier, diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Na segunda estação, chamada “Ressignificar”, os alunos serão convidados a analisar vários itens que, normalmente, são descartados no lixo e a partir deles, criar brinquedos e objetos de uso diário. Todos os itens usados nessa oficina serão trazidos pelos estudantes.

Ao término da atividade, eles serão encaminhados para a próxima estação, onde vão conhecer sobre a vida terrestre e marinha e depois, poderão confeccionar esculturas de seu animal favorito ou pintar um quadro expressando o aprendizado sobre o tema.

A estação 4 é chamada “Jogo do Clima”, onde os facilitadores apresentam um grande tabuleiro e os alunos são as peças. O jogo envolve temas climáticos e os estudantes são estimulados a trazerem ideias simples que podem contribuir para a contenção da mudança climática.

No encerramento do circuito, é apresentada uma oficina teatral interativa com a peça “Reciclando Ideias'', onde são abordados todos os conceitos aprendidos e a dinâmica se dá com a participação dos alunos.

O projeto ECOARTE vai trabalhar três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles, Educação de Qualidade (4), Consumo e Produção Responsáveis (12) e Vida Terrestre (15).

Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Baseada em São Paulo, Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

Para saber mais sobre o programa ECOARTE, acesse: https://ntics.com.br/ecoarte/home, na internet.

Leia Também

Últimas Notícias