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Escolas apresentam demandas no OP Educa

28 Set 2009 - 19h56Por Redação São Carlos Agora

Em agosto, a coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo-Comunidade da Prefeitura de São Carlos lançou o projeto OP Educa, que pretende desenvolver a cidadania entre crianças e jovens para a construção de uma cidade melhor. Estão envolvidos no projeto 33 escolas (Sesi, sete particulares, 14 municipais, e 11 estaduais), além de 4.515 alunos e 395 educadores.

Na última quinta-feira (24), na sede do Orçamento Participativo, houve uma reunião com representantes das escolas participantes para apresentação das propostas trabalhadas no ambiente escolar.

Este encontro é a finalização da primeira etapa do OP Educa, em que cada turma das escolas identificou as questões que pedem soluções urgentes no âmbito escolar, seja em relação ao espaço físico ou ao cotidiano da escola. Em uma assembleia, todas as turmas apresentaram suas demandas e votaram nas prioridades.

A próxima etapa deste projeto ocorrerá no dia 17 de outubro, quando será realizada uma plenária regional para que as escolas definam as prioridades das regiões em que residem ou estudam.

Este evento deverá produzir um documento contendo as principais demandas das crianças e adolescentes para a cidade. “Posteriormente, os alunos apresentarão suas demandas aos vereadores e ao prefeito para que o município incorpore em seu planejamento e em suas ações a opinião da infância e da adolescência”, explica a coordenadora do OP, Géria Montanar.

Palestra
No dia 21 de setembro, o projeto OP Educa promoveu uma palestra com Rudá Ricci, sociólogo e diretor geral do Instituto Cultiva, sobre o tema “Pedagogia em busca da Cidadania”.

Participaram representantes de escolas integrantes do OP Educa, pais de crianças de unidades escolares, membros dos Conselhos de Escolas, gestores comunitários, professores, coordenadores e diretores de escola.

A proposta do evento foi abordar questões que contribuam para as práticas escolares desenvolvidas com as crianças, tendo como foco a formação integral da criança no contexto social.

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