Menu
terça, 28 de setembro de 2021
Cidade

Escola Dr. Álvaro Guião comemora o centenário com muitas homenagens

23 Mar 2011 - 09h19
0 - 0 -

A Escola Estadual Dr. Álvaro Guião comemorou nesta terça-feira (22) seus 100 anos de existência.

Veja galeria de fotos

Na noite de ontem, autoridades, alunos,  ex-alunos e a comunidade prestigiaram  a Sessão Solene  oficial dos 100 anos  da instituição no auditório principal da escola.

Durante a comemoração houve o lançamento do DVD 100 anos e a entrega oficial da enciclopédia britânica.  Alunos cantaram o Hino Nacional da escola e fizeram uma homenagem ao professor Mário Tolentino com uma medalha.

No laboratório de Física, que foi recuperado, houve o descerramento da placa de identificação do mesmo.  Além das comemorações, a exposição "100 anos Guião" foi exibida aos convidados no saguão da escola.

E.E. Dr. Álvaro Guião

A "Escola Normal Secundária" começou a funcionar no dia 22 de março de 1911, no prédio da rua José Bonifácio, hoje escola Eugênio Franco.

Em 18 de setembro de 1913 foi lançada a pedra fundamental do novo edifício inaugurado em 1916, na Avenida São Carlos, e hoje completamente restaurado e preservando as características originais de sua construção.

O prédio que foi  projetado pelo arquiteto Carlos Rosencrantz e construído pela empreiteira Torello Dinucci, apresenta elementos de influência art-nouveau, destacando-se os volumes curvos do centro e das extremidades da fachada principal.

Em 11/12/1939, o Decreto no 10.811 oficializou a denominação em homenagem ao Dr.Álvaro Guião, após o falecimento do então secretário de Educação, que era casado com uma são-carlense.

A escola que é um patrimônio histórico da cidade, foi tombada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental (COMDEPHAASC) ainda este ano.

No ano passado a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL),  investiu na iluminação do prédio cerca de R$ 65 mil com energia gasta paga pela prefeitura.  Foram colocados  76 refletores e  4,5 mil metros de fiação que passam por cerca de 450 metros de tubulações subterrâneas.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias