quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Equipe de Cirurgia Geral da Santa Casa realiza workshop em vídeo cirurgia

Corpo Clínico, médicos residente e alunos do curso de Medicina na UFSCar participaram do treinamento

24 Jan 2018 - 10h28Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A equipe de Cirurgia Geral da Santa Casa realizou nesta segunda e terça-feira, 23 e 24, o curso de Endosutura (Hands On) que traz a técnica de vídeo cirurgia laparoscópica. O workshop faz parte da proposta do Departamento de Ensino do hospital em oferece formação tecnológicas e inovadora na área de saúde, para os médicos do Corpo Clínico, residentes e alunos de medicina que cursam o internato.

O curso teve o apoio da Suprimed, empresa que ofereceu os equipamentos para as aulas práticas.

De acordo com o médico e coordenador do programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, Rafael Luporini este é o primeiro curso ministrado pela equipe de Cirurgia da Santa Casa voltado os alunos do departamento de Ensino e a médicos que ainda não conhecem a técnica da vídeo-sutura.

O médico e coordenador da Equipe de Cirurgia da Santa Casa, Marcel Arouca Domeniconi explica que Endosutura é uma técnica inovadora de cirurgia que traz maior segurança ao paciente por ser menos invasiva. "É uma maneira diferente de realizar as mesmas cirurgias, só que sem os cortes grandes e para trabalhar com a mão dentro do abdômen do paciente. Aqui, usa-se pinças com câmeras e toda a cirurgia é feita através da tela que transmite a imagem".

"O treinamento traz a percepção de profundidade e angulação de movimento com as pinças e câmera, que é completamente diferente de uma cirurgia tradicional", relatou.

O curso mostrou ainda como introduzir as pinças dentro do abdômen do paciente e chegar a região da cirurgia sem danos colaterais.

A literatura médica já comprovou que as cirurgias laparoscópicas trazem benefícios ao paciente com menor tempo de recuperação pós-cirúrgico, redução dos índices de infecção durante e após as cirurgias. "Há também a vantagem com a diminuição expressiva de dores após o procedimento", relatou Domeniconi.

A laparoscopia abrevia tempo hospitalar do paciente, o que traz benefícios à saúde e reduz os custos de internação para o hospital e no uso de medicação analgésica. O paciente ganha na recuperação mais rápida e retorno às atividades cotidianas.

Na avaliação do diretor superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini o Departamento de Ensino cumpre seu propósito ao trazer qualificação à equipe médica e aos alunos da Residência e do Internato. "Este ano novos cursos serão oferecidos dentro da proposta de garantir a certificação da Santa Casa como Hospital de Ensino".

Leia Também

Últimas Notícias