quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Equipe da USP de São Carlos vence campeonato de robótica

27 Set 2011 - 11h54
0 - 0 -

Em mais um prestigiado evento nacional, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos mostrou sua força e tradição na área de  robótica. O grupo Warthog Robotics, coordenado pela Profa. Dra. Roseli Ap. Francelin Romero (ICMC) e pelo Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC), e formado por alunos de ambas Unidades, venceu a final da Competição Brasileira de Robótica (CBR 2011), na categoria IEEE Very Small Size

Nos dois últimos anos, o time de robôs do ICMC sagrou-se vice-campeão, mas nesta edição superou-se em uma partida emocionante e levou o título. Na categoria, dois times com três pequenos robôs cada disputam uma partida de futebol. Os robôs são controlados remotamente por um computador, mas sem intervenção humana. O computador processa a imagem de uma câmera de vídeo localizada sobre o campo e comanda os robôs.

A participação do ICMC deu-se através do Laboratório de Aprendizado de Robôs (LAR) do Grupo BioCom, coordenado pela professora Roseli. "Este é o resultado de um trabalho de cinco anos de pesquisa, envolvendo muitos alunos de Iniciação Científica e de Mestrado. Trata-se de uma pesquisa multidisciplinar que envolve conhecimentos de visão computacional, inteligência artificial, controle, eletrônica e mecânica, Agradeço a todos os alunos que participaram e participam deste projeto e o apoio recebido da FAPESP, CNPq, ICMC, EESC e da USP", ressalta a pesquisadora.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/icmc_campeonato_robotica_s300.jpgSobre a CBR 2011
A Competição Brasileira de Robótica 2011 englobou a Competição Brasileira de Robótica, o RoboCup Brazil Open e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica, e acontece juntamente com o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI). Trata-se de uma ação conjunta de várias instituições e sociedades científicas para divulgar e promover os avanços tecnológicos na área de robótica. A edição deste ano do evento aconteceu no campus da Universidade Federal de São João del-Rei-MG, de 18 a 21 de setembro.


Sobre o Warthog Robotics

Em 2011, os dois únicos grupos de desenvolvimento de futebol de robôs da USP, o USPDroids e o GEAR, se uniram visando fortalecimento no cenário nacional e internacional de robótica. O novo grupo chama-se WARTHOG ROBOTICS e já nasce sendo a maior equipe de extensão do campus da USP de São Carlos e a maior equipe de competição de robótica do Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias