sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Entidade vencedora do concurso Volkswagen na Comunidade revitaliza biblioteca no bairro Antenor Garcia

10 Jun 2013 - 12h46
0 - 0 -

Uma das vencedoras da última edição do concurso Volkswagen na Comunidade, realizado pela Fundação Volkswagen, a ONG Amigos de São Judas Tadeu, de São Carlos, reinaugura sua biblioteca no bairro Antenor Garcia, desenvolvida com recursos conquistados com o prêmio em 2012.

A nova biblioteca integra o projeto "Literatura na Infância", que incentiva o hábito da leitura entre crianças e adolescentes, além de suas famílias. Com o prêmio do Concurso Volkswagen na Comunidade (R$ 40 mil) a entidade investiu em melhorias na biblioteca como ampliação do espaço, compra de mobiliário, aquisição de móveis, computadores e de livros adicionais para o seu acervo.

O aporte também proporcionou a formação de mediadores de leituras que irão trabalhar com as mais de 160 crianças e adolescentes que residem no bairro e que participam das atividades da organização.

O novo espaço conta com 1.100 livros de literatura infantil e infanto-juvenil. Deste total, cerca de 200 livros foram doados pela própria Fundação Volkswagen. A ONG contou também com o apoio do Instituto Brasil Leitor (IBL), para catalogar todos os livros do acervo.

De acordo com Maria Auxiliadora Soares de Farias, coordenadora pedagógica da ONG Amigos de São Judas Tadeu, a ampliação da biblioteca atende a demanda das próprias crianças e adolescentes que, incentivadas pelos professores, começaram a levar os livros para casa, para ler com a família. "Chegou um momento no qual os alunos já tinham levado para casa todos os títulos que tinhamos no acervo e para manter o interesse deles, sentimos a necessidade de aprimorar o espaço e aumentar nosso acervo, uma vez que os próprios pais se envolveram com o projeto", disse.

Com a nova biblioteca, a entidade quer estender o projeto e abrir o espaço para crianças e adolescentes dos demais bairros próximos à instituição.

Sobre a Fundação Volkswagen

Ao longo de seus 33 anos de existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Acompanhe nossos trabalhos também pelo Facebook. Curta nossa Fan Page.

Leia Também

Últimas Notícias