quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Ensino de escrita e leitura é tema de conferência na UFSCar

09 Abr 2016 - 07h07Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Estão abertas as inscrições no 1º Encontro de Ensino de Leitura e Escrita (EELE), que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) neste sábado, dia 9 de abril. O evento tem por objetivo a ampliação dos saberes e discussão de relatos de experiências de professores e de pesquisas na área do ensino da escrita e da leitura por parte de graduandos, em particular dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância, professores da Educação Básica e pesquisadores da área. O tema da conferência é "O ensino da leitura e escrita na base nacional comum curricular" e a organização é do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, com apoio da coordenação do curso de Pedagogia da Universidade.

O 1º EELE visa a discussão sobre a formação de professores da educação infantil, dos anos iniciais e educação de jovens e adultos para o ensino da leitura e escrita, considerando os diversos contextos do uso da Língua Portuguesa. A discussão neste campo do conhecimento é tema presente no cenário político brasileiro, pois os resultados das avaliações externas elucidam índices que exigem investimentos na formação inicial e continuada de professores. Nesta perspectiva, o evento promove espaços para a discussão de teorias e práticas de leitura e escrita, inerentes ao cotidiano de escolas, com o objetivo de valorizar o trabalho docente e aproveitar situações de ensino para o desenvolvimento profissional dos professores.

A programação começa às 14 horas com o cadastramento, seguida por palestra com o linguista Sírio Possenti, docente titular no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre "Ensino da escrita e leitura hoje". Sírio desenvolveu trabalhos em diversas áreas da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, principalmente no campo da análise do discurso, do humor e da mídia. Às 16 horas haverá relatos de experiência de professoras da educação básica e, para finalizar, um debate às 17 horas.

A iniciativa é voltada a professores da educação básica, alunos de licenciaturas e de pós-graduação. A conferência será no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, eeleufscar.wix.com/eele, onde também é possível obter mais informações.

Leia Também

Últimas Notícias