sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Endocrinologista é eleita Médico do Ano de 2011

14 Out 2011 - 10h34
0 - 0 -

A endocrinologista Dra. Lilia Maria de Carvalho Koberle foi eleita Médico do Ano de 2011, pela Sociedade Médica de São Carlos.                                

O título será entregue oficialmente na próxima terça-feira, dia 18, às 20 horas, em sessão solene comemorativa ao Dia do Médico, na Câmara Municipal.

"Fiquei muito contente de ser lembrada. Para mim, é um reconhecimento pelo que eu pude fazer nesses 35 anos que estou em São Carlos, atuando na minha área, como médica, professora, no serviço publico. Acho que a somatória dessas atividades fez com que se lembrassem de mim com um certo carinho", afirmou a médica, que tem 71 anos, é casada, tem quatro filhos e um neto. Medicina é algo de família: o filho, o avô, o irmão, o sogro, o cunhado, tios,  primos têm a mesma profissão. 

Lilia nasceu em Ribeirão Preto, formou-se pela Faculdade de Medicina da USP daquela cidade em 1965, partindo para o internato e residência em Anestesia no Billings Hospital, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Na área, seguiu os estudos com o Prof. Dr. Carlos Parsloe, em São Paulo, e depois no Marienkrankenhaus, em Hamburg, Alemanha. Em 1973, passa a se dedicar a Endocrinologia, grande paixão profissional.

Médica Assistente do Departamento de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual,  em 1977, mudou-se com a família para São Carlos. O marido,  Prof. Roland Koberle, havia solicitado transferência do campus da USP de São Paulo para o Instituto de Física de São Carlos.

Além de atendimento em consultório particular, desde sua chegada, fez  parte do corpo clinico da Santa Casa e da Casa de Saúde, sendo que na primeira, foi plantonista e chefe de Especialidade (Endocrinologia) até junho deste ano.      

No exterior, no início da década de 80, fez estágio no Joslin Diabetes Center, Beth Israel Hospital (complexo hospitalar da Universidade de Harvard) e no Departamento de Endocrinologia da Universidade de Columbia, Nova York, de 1993 a 1995.

Docente Efetiva do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Carlos até 2005, quando se aposentou, Lilia é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Latin American Thyroid Association.

Foi médica cooperada da Unimed de São Carlos por 35 anos, Médica Endocrinologista concursada da Secretaria Estadual de Saúde e responsável pela Unidade de Diabetes e Hipertensão do CEME, juntamente com o Dr. Afonso Panacci

Leia Também

Últimas Notícias