quarta, 24 de abril de 2024
Novas profissões

Encontro discute desafios de nova carreira na área de tecnologia

06 Dez 2018 - 09h52Por Redação
Encontro discute desafios de nova carreira na área de tecnologia - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No dinâmico setor de empresas de tecnologia, a única constante é a mudança. Isso vale também para a mercado de trabalho. Novas profissões surgem a cada novo desafio para atender melhor aos clientes. Entre esses novos cargos, está o de UX designer, uma das profissões do futuro. Para discutir a formação e a qualificação deste profissional, bastante escasso no mercado, foi realizado nesta quarta-feira à noite, em São Carlos, no condomínio Tríade, perto do shopping, um encontro com estudantes, profissionais e empresários da área.

“Queremos aproximar os UX designers das empresas que encontram dificuldade na hora da contratação. Hoje em dia, não existe um software de sucesso sem um time qualificado de UX”, conta Fábio Ferraz, CEO da Guarani Sistemas, empresa que promoveu o evento chamado OpenPanel UX.

O termo UX vem do inglês User Experience e vai muito além do design. Ele pode ser definido como o conjunto de fatores de interação do usuário com um produto. Em outras palavras, é preciso ter sensibilidade para se colocar no lugar de quem está utilizando ou testando um produto ou tecnologia e lançar mão de várias técnicas, para proporcionar sempre a melhor experiência.

“O foco é sempre no usuário. Para isso, o design é importante, porém não resolve tudo. É preciso fazer diferentes testes de usabilidade, para conduzir o usuário rumo à melhor experiência”, explica o UX designer Damian Muñoz, que mediou o OpenPanel.

Entre os temas abordados, a importância da UX nos negócios e a citação de casos de sucesso. “Em uma cidade com o perfil tecnológico como São Carlos, este tipo de evento é fundamental para fortalecer o ambiente de inovação”, ressalta Fábio.

Leia Também

Últimas Notícias