sexta, 29 de março de 2024
Incentivo à produção literária

Encontro de Poetas reúne pessoas de diversas gerações na UFSCar

03 Abr 2019 - 07h01Por Redação
Encontro de Poetas reúne pessoas de diversas gerações na UFSCar - Crédito: Luiz Filipe Gambardella/CCS Crédito: Luiz Filipe Gambardella/CCS

No último sábado, 30, aconteceu na Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a 22ª edição do tradicional Encontro de Poetas de São Carlos, que promove o incentivo à produção literária, o encontro e a troca de experiências entre autores de poesias de diferentes gerações, amadores e profissionais. Estiveram presentes no evento o Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar, João Batista Fernandes; a Diretora da BCo, Marisa Cubas Lozano; Angélica Maria Penteado-Dias, docente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da Universidade; e Alexsandra Zago, Diretora da Escola Estadual Conde do Pinhal, de São Carlos.

Na ocasião, os participantes declamaram poesias de autoria própria e de autores consagrados. Cecília Martinez Pagliarini, aposentada de 86 anos e que já participou de sete edições do projeto, mora em Araraquara e esteve presente para declamar textos de sua autoria. "Estar aqui hoje foi um desafio, já que moro em outra cidade e tenho dificuldades de locomoção. Mas amo desafios; se você não os tem, não pode mostrar para as pessoas e para si mesmo que você é capaz, pois é através deles que nos sentimos mais fortes e que concretizamos ações que às vezes nem tínhamos sonhado. Estar hoje no Encontro de Poetas é uma realização pessoal, pois admiro este projeto e tenho admiração pelas pessoas de diversas cidades que participam. A cada ano é um novo aprendizado", ressalta.

Ao longo da manhã, o Encontro também proporcionou experiências inéditas para outras pessoas. É o caso de Melanie Zambon Bueno, de 22 anos e aluna do curso de Letras da UFSCar, que participou pela primeira vez da iniciativa. "É um momento marcante, principalmente por eu ter a oportunidade de compartilhar com o público os poemas de minha própria autoria. Acredito que poesia não é só inspiração: é trabalho, é pensamento; é uma forma de arte e é libertadora", destaca. Pedro Maiorano Colloca, de 20 anos, aluno do curso de Educação Física da UFSCar, participou do Encontro pelo segundo ano consecutivo e corrobora esta opinião. "A poesia permeia a minha vida e é uma forma diferente de enxergar o mundo. Para mim, ela precisa ser de fácil acesso, pois penso que só tenho uma única chance para emocionar as pessoas", afirma.

Além dos tradicionais e novatos poetas da cidade e região, este ano a iniciativa teve a participação de estudantes da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Conde do Pinhal. A proposta de agregar a participação dos jovens é fruto de uma parceria da BCo com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da região Sudeste brasileira (INCT Hympar Sudeste), coordenado pela professora Penteado-Dias. Segundo a docente, esta é uma integração que une ensino, pesquisa e extensão, permitindo ensinar aos alunos a importância da biodiversidade e dos insetos para o controle de pragas, bem como unir a divulgação científica à poesia. Para Bianca Emanuelle Barbosa Mendes, de 16 anos e aluna da Conde do Pinhal, o trabalho foi uma oportunidade única de aprendizado. "Estudei um assunto novo e tive ainda mais contato com o gênero de texto literário, que é essencial para minha formação. Além disso, entrar na Biblioteca da UFSCar é algo que considero importante, pois sinto que o local acolhe os estudantes e ajuda a já nos familiarizarmos com o ambiente universitário", afirma.

De acordo com Marcelo José Araújo, do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, o Encontro de Poetas se destaca justamente por reunir um público heterogêneo, de diversas idades e segmentos sociais, e com pessoas presentes por um mesmo motivo: a emoção da poesia. "A BCo se destaca como um polo cultural, um espaço físico que favorece a promoção de atividades, sobretudo as de extensão, e que é público, gratuito e aberto a todas as pessoas. O Encontro de Poetas, além de reunir profissionais da literatura, amigos e familiares, traz também o incentivo à leitura e ao compartilhamento de ideias e experiências", destaca. Para o aluno Colloca, a realização deste evento no espaço da BCo é algo que surpreende e emociona. "Frequento a Biblioteca da UFSCar todos os dias e antes a enxergava de um único ângulo - o da mesa de estudos. No entanto, percebo hoje que ela é muito mais do que isso: é um ambiente que possibilita novas vivências e que me serve de inspiração diária", finaliza.

Leia Também

Últimas Notícias