quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Empresa mapeia locais que receberão 20 câmeras de segurança

09 Set 2011 - 15h17
0 - 0 -

A empresa Power Systems Comércio e Serviços, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, o Departamento de Tecnologia da Prefeitura de São Carlos e as polícias Militar e Civil iniciaram o mapeamento que vai determinar o local de instalação de 20 câmeras para o sistema de vídeo-monitoramento em São Carlos. Serão investidos mais de R$ 699 mil nos equipamentos, que serão instalados nos mais diversos pontos da cidade. Os recursos são do governo federal e é fruto da conquista da Prefeitura de São Carlos, que conseguiu colocar o município no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no ano passado. O Pronasci assegura mais investimentos em segurança pública.

Os técnicos visitaram a região do Calçadão da General Osório, Baixada do Mercado Municipal, ruas Carlos Botelho e 15 de Novembro, entre outros locais. Eles verificaram a viabilidade de instalar postes de sustentação das câmeras, a capacidade de captação das imagens, entre outros temas técnicos. "Logo após começam as instalações dos equipamentos no Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal, que vai operacionalizar o sistema", disse o secretário de Governo, João Pedrazzani.

A empresa estipulou prazo entre 60 e 120 dias para começar a monitorar o município, pois a instalação depende de algumas autorizações, como da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para o uso dos postes de energia elétrica em alguns casos. São Carlos já possui o monitoramento executado por quatro câmeras. Elas ficam na esquina da Avenida São Carlos e rua General Osório, Raimundo Corrêa, Episcopal e Praça Itália. "As câmeras de monitoramento são um importante aliado para controlarmos os índices de violência e mais uma ferramenta de auxílio no trabalho diário das polícias Militar e Civil", afirma o prefeito Oswaldo Barba.

A central também auxiliará órgãos como Secretaria de Transporte e Trânsito, para detectar possíveis pontos de congestionamento na cidade, e Defesa Civil em ocorrências que necessitem de intervenção dos agentes do departamento.

Leia Também

Últimas Notícias