sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Empresa Júnior da UFSCar lança Projeto Resgate para coletar resíduos

10 Mar 2016 - 17h24Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Ainda nos dias atuais, nos quais se tem muito mais acesso à informação, ocorre diariamente o descarte incorreto de embalagens e produtos. Tal atividade contínua, além de grande desperdício, causa impacto ao meio ambiente e vastos problemas. Esponjas utilizadas para lavar louça, que têm um tempo de uso limitado (em torno de quatro semanas), e instrumentos de escrita usados, como lápis, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores e suas respectivas embalagens, são exemplos de materiais que corriqueiramente são descartados de maneira indevida. Com o objetivo de coletar esses resíduos, que são difíceis de reciclar e normalmente também são dispensados por cooperativas de reciclagem, para serem transformados em novos produtos, a Consultoria & Soluções em Biotecnologia Jr., empresa júnior do curso de bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lança neste mês de março o Projeto Resgate CSB.

 

Por meio da disposição de pontos de coletas, o Projeto gera benefícios ao meio ambiente dando um destino correto para esses produtos com o intuito de transforma-los em produtos sustentáveis e também permite que os consumidores se engajem em uma causa social, já que o Resgate CSB vai ajudar escolas e organizações sem fins lucrativos. Todos os itens arrecadados são convertidos em pontos, correspondentes a um valor monetário a ser doado para essas instituições. Trata-se de uma parceria entre a empresa júnior da UFSCar, patrocinada pelas empresas Scotch-Brite, fabricante de produtos para limpeza, e Faber-Castell, que custeiam a reciclagem desses resíduos pela companhia TerraCycle. A partir dos materiais coletados serão criados produtos verdes, que vão desde bancos de jardim até mochilas, por exemplo.

A TerraCycle, ao receber os resíduos, irá verificar sua quantidade e computar os pontos de acordo com os produtos recebidos. No caso das esponjas, para cada 8,5 gramas de resíduo enviado, que é o peso médio de uma unidade, o Projeto Resgate CSB recebe quatro pontos, que equivalem a R$ 0,04. Já no caso dos instrumentos de escrita, para cada 12 gramas de resíduo enviado, também peso médio de uma unidade, o projeto recebe dois pontos, que equivalem a R$0,02. Acumulado o dinheiro, serão feitas as doações para as entidades que ainda serão definidas pelo Projeto Resgate CSB. Os resgates efetuados até o dia 30 de abril serão revertidos em doações entre os meses de junho e julho. Já os resgates efetuados até 31 de outubro serão convertidos entre novembro e dezembro.

É importante ressaltar que podem ser coletadas esponjas e instrumentos de escrita usados e suas respectivas embalagens não apenas das marcas patrocinadoras do projeto, mas de todas as marcas do mercado. Na UFSCar, os pontos de coletas estão localizados nos edifícios de aulas teóricas ATs 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 e 10; na Biblioteca Comunitária (BCo); na lanchonete do Departamento de Engenharia de Materiais; e no Departamento de Genética e Evolução.

Mais informações pelo site www.csbjr.ufscar.br/projeto-resgate-csb/inicio.

Leia Também

Últimas Notícias