sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Empresa de São Carlos vai lançar o Vant mais barato do Brasil

19 Abr 2011 - 15h10

A AGX Tecnologia, empresa com sede em São Carlos, vai colocar no mercado o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) mais barato do Brasil. Com valor mínimo de R$ 30 mil e máximo de R$ 100 mil, o equipamento foi criado com tecnologia 100% nacional, o que torna a empresa pioneira nesse segmento. O lançamento da aeronave, denominada Tiriba 2, será realizado nesta quarta-feira (20).

Uma das principais características do mais novo Vant desenvolvido em São Carlos é a possibilidade de utilizá-lo para diferentes finalidades. Embora a aeronave tenha sido projetada para atuar na defesa civil, a tecnologia embarcada também permite o emprego do avião não tripulado na agricultura, potencializando ações como o levantamento de pragas, a qualidade e quantificação da cultura, o acompanhamento da lavoura, entre outras funções.

"O Tiriba 2 pode levar um conjunto de câmeras. A termal, por exemplo,  pode identificar pessoas no escuro, no meio do mato e até mesmo encontrar náufragos", explica Adriano Kancelkis, diretor da AGX Tecnologia. Kancelkis destaca que o Tiriba 2 será utilizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no monitoramento de áreas rurais e combate a crimes contra o meio ambiente.

Esse emprego foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Instituto Inova - do qual a AGX é associada - e a PM Ambiental.

"A polícia ambiental também irá utilizar o Vant para mapear e quantificar áreas de preservação permanente (APPs). Com isso será possível localizar as APPs e saber o grau de degradação em que se encontram tais áreas", observa  Kancelkis.

A alta capacidade da aeronave em realizar levantamentos aereofotogramétricos e tirar fotografias em alta resolução permitirá o maior controle sobre a imagem obtida. Ao se analisar dados como dimensão, posicionamento e ângulo será possível compor mosaicos fotográficos que poderão auxiliar em levantamentos topográficos, além da medição e quantificação de dados.

Sobre o Vant
Operado por um sistema autônomo de navegação, o veículo aéreo não tripulado é uma aeronave elétrica e fácil de operar. A interferência humana não é necessária durante o vôo, uma vez que todas as operações são programadas com o avião ainda em terra.

Portátil, o Tiriba 2 tem lançamento manual e não necessita de pista para as operações de pouso e decolagem. Com quase três metros de asa e cerca de um metro e meio de comprimento, o Vant pode embarcar câmeras fotográficas de alta definição, sensores, além de câmeras de vídeo convencionais com transmissão em tempo real em uma distância de até 12 km. Dados como telemetria da aeronave, velocidade e posicionamento também são obtidos. O Tiriba 2 ainda conta com uma estação de solo que recebe os dados e imagens transmitidos pelo avião. O valor mínimo dos Vants importados gira em torno de U$ 100 mil.

Leia Também

Últimas Notícias