sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Empresa de São Carlos propõe solução inovadora contra desperdício de energia

06 Abr 2011 - 10h55

Pesquisas realizadas em sistemas de vapor revelam que 30% da energia utilizada em processos industriais é desperdiçada. Em alguns setores da indústria de transformação, o uso de equipamentos e maquinários obsoletos acarreta uma perda de até 50%, o que contribui em alta escala para o consumo desenfreado das fontes de energia não-renováveis do planeta.

Na tentativa de minimizar tais efeitos, a empresa Sistemas de Fluxos International (SF), com sede em São Carlos (SP), desenvolveu um sistema compacto que simplifica operações de drenagem do condensado, integrando-o a um dispositivo de alta tecnologia capaz de detectar desperdícios energéticos em sistemas de vapor. Associada ao Instituto Inova, a SF é uma das empresas que em breve irá transferir suas atividades para o Parque Eco Tecnológico Damha.

Inovadora, a tecnologia desenvolvida pela SF é patenteada e pode ser aplicada em processos industriais que utilizam o vapor d'água como meio de transportar energia térmica. O diretor da empresa, Claudio Deziderio, explica que a inovação no processo se dá pelo uso de um sistema que detecta em tempo real as possíveis perdas de energia. "Ao detectar o vazamento de vapor pelo purgador, o sistema informa ao usuário os valores correspondentes à perda energética. Também conseguimos monitorar a qualidade do vapor gerado pela caldeira, o que até então não era possível de se realizar através dos equipamentos existentes no mercado", observa Deziderio.

O impacto ambiental da tecnologia proposta pela SF é grande, uma vez que não se restringe apenas à eliminação do desperdício energético. Ao suprimir a perda de vapor, o equipamento desenvolvido em São Carlos permite a redução no uso de combustíveis empregados na geração do calor, o que também influi na queda da emissão de gases poluentes.

Para o presidente do Instituto Inova, José Octávio Armani Paschoal, a busca da empresa por soluções inovadoras, que integram tecnologia e cuidados com o meio ambiente, é exemplo da sustentabilidade que caracteriza o Parque Eco Tecnológico Damha, do qual o Inova é a entidade gestora. "A preocupação ambiental inerente aos produtos da SF mostra uma mudança de cultura no empresariado brasileiro. A empresa não reflete apenas o conceito de um parque de terceira geração, mas também ilustra a nova geração de empreendedores são-carlenses", destaca Paschoal.

Sobre a SF
Criada em 1996, a Sistema de Fluxos International desenvolve produtos e sistemas para controle de fluidos industriais com o foco na redução de custos energéticos e operacionais. A empresa gera mais de 100 empregos em São Carlos, atingindo a marca de 10 mil clientes cadastrados, muitos deles espalhados em mais de 20 países das Américas, Europa e Oriente Médio. Parcerias com universidades (USP e UFSCar) e institutos de pesquisa contribuem com a inovação dos produtos fabricados pela empresa.

O resultado do investimento contínuo em novas tecnologias possibilitou à SF a conquista de nove patentes em equipamentos usados em diferentes sistemas de fluxos.

Leia Também

Últimas Notícias