sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Em audiência na capital, Penha pede volta do atendimento 190 para São Carlos

29 Abr 2014 - 10h49
0 - 0 -

O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS), indicado pelo presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), participou ontem (28) de uma audiência pública na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O parlamentar foi recebido pelo secretário Fernando Grella Vieira para participar da audiência requerida pelo Deputado Estadual Antonio Mentor (PT), onde apresentou “as dificuldades vividas por nossos cidadãos com a transferência do atendimento 190 para a cidade de Ribeirão Preto”.

Na audiência, que teve o objetivo de discutir o deslocamento dos atendimentos pelo número de emergência policial 190 para a cidade de Ribeirão Preto, que passou a atender agora quase 60 municípios em seu entorno, estiveram presentes também outras autoridades de nossa região. Entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador João Farias (PRB) e os vereadores Pastor Olavo Pinheiro (PTB) e Zezinho Cabeleireiro (PPS), representando a cidade de Franca. “Salientamos ao secretário a realidade dos municípios do interior e a necessidade de rever esta decisão, voltando o atendimento às cidades de origem”, afirmou Penha.

Durante a audiência, Penha apresentou considerações sobre a importância da Polícia Militar que supervisiona os despachos de viaturas em ocorrências policiais estar localizado no próprio município. Segundo ele, os policiais lotados no município têm maior conhecimento dos bairros e ruas da cidade, diminuindo o tempo de resposta das viaturas da PM no atendimento ao cidadão que, na maioria das vezes, solicita o serviço da força policial em situações de grande risco – principalmente em casos de roubos, em que a vida e a integridade física do cidadão é posta em perigo. “Muitas ocorrências de alto risco somente obtiveram resultados satisfatórios, com a preservação de vidas, devido à expertise e à experiência dos Policiais Militares do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) que, devidamente supervisionados, podem coordenar de forma prudente e objetiva as ações desenvolvidas no atendimento de ocorrências, culminando com o sucesso do atendimento”, completou.

O vereador também salientou que já foi protocolado, pelo vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), na Câmara Municipal, uma moção de apelo reiterando a reversão da transferência do atendimento 190. “O secretário Fernando Grella nos atendeu cordialmente e se comprometeu a encaminhar as demandas e deliberações da audiência ao Comando da Polícia Militar, informando que certamente, em breve, nos dará um parecer. Continuaremos na luta, para termos uma cidade mais segura!”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias