sexta, 19 de abril de 2024
500 litros doados

Em ano de recorde, Banco de Leite da Santa Casa homenageia doadoras e colaboradores

06 Dez 2019 - 13h58Por Redação
Em ano de recorde, Banco de Leite da Santa Casa homenageia doadoras e colaboradores - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As 100 mães que doaram leite materno em 2019 foram homenageadas nesta quinta-feira, 5 de dezembro, em um coquetel preparado especialmente pelo Banco de Leite da Santa Casa no auditório da Unimed.

A noite de homenagens começou com muita música. Primeiro, com a apresentação do Coro Paulista. Os 40 integrantes do grupo emocionaram as doadoras ao cantar obras como Bohemian Rhapsody, do Queen. Depois, foi a vez do trio Minuto da Música, com o melhor do pop brasileiro.

Ao participar do evento, cada família recebeu um certificado em agradecimento pelas doações. Os colaboradores do Banco de Leite também foram homenageados e receberam presentes do coordenador, doutor André Giusti.

RECORDE DE DOAÇÕES

O Banco de Leite fecha o ano com um recorde: 100 doadoras que doaram 500 litros de leite. Novembro foi o mês em que mais se arrecadou: 41 litros. “O leite materno é o alimento ideal para os recém-nascidos. E muitos bebês prematuros na Santa Casa precisam dessa doação. Ele protege contra doenças respiratórias, gastrointestinais e ajuda na imunidade do bebê”, explica a enfermeira do Banco de Leite, Karine Silva.

O Ministério da Saúde recomenda que os bebês mamem exclusivamente no peito até os seis meses. E continue sendo amamentados até 2 anos ou mais.

Para ser doadora, basta procurar o Banco de Leite, que fica dentro da Maternidade da Santa Casa. A candidata à doação passa por exames e faz um cadastro. Ela recebe frascos e outros materiais para fazer a doação. Então, uma vez por semana, a equipe do Banco passa para buscar o leite.  O atendimento é feito todos os dias, incluindo feriados, das 7h às 18h30. O telefone para contato é o (16) 3509-1175.

IMPORTÂNCIA DA HOMENAGEM

Todos os anos, o Banco de Leite homenageia as doadoras. “Fazer essa homenagem, mostrar como os bebês que receberam esse leite estão, é uma forma de dar um feedback para essas voluntárias e ressaltar que um gesto são simples traz tantos benefícios. Mostrar como algumas gotas podem salvar vidas”, explica o coordenador do Banco de Leite, doutor André Giusti.

Para a coordenadora do grupo de Voluntárias do Banco de Leite, Juçaíra Giusti, “é uma forma de valorizar a atitude delas. A gente, que também é mãe, sabe como essa fase é difícil. As mães que acabam de ter os seus bebês estão sempre cheias de tarefas. E essas voluntárias ainda conseguem arrumar um tempinho para doar. É um gesto que merece ser valorizado”. O Grupo de Voluntárias é formado por 15 mulheres que visitam as mães que acabaram de ter bebê na Maternidade, para conscientizar sobre a importância da doação.

A atendente, Nádia Martins, doou o leite materno por 4 meses neste ano. E ficou emocionada com a homenagem: “fiquei feliz pela oportunidade de poder ajudar outros bebês. É uma bênção de Deus produzir um alimento tão poderoso e ainda, poder compartilhar essa benção”.

É a segunda vez que a professora de estatística da USP, Cibele Russo, se torna voluntária do Banco de Leite. Em 2016, quando teve o filho mais velho, Rafael, doou por 4 meses. E, neste ano, depois do nascimento da caçula, Viviana, doou por mais 4 meses: “doei pela primeira vez, depois de escutar de uma amiga que poucos mililitros de leite poderiam salvar muitas vidas. Isso me tocou. Decidi ser voluntária. Se eu podia dar algo tão bom para os meus filhos, por que não compartilhar com outros bebês? E estar nesta noite, vendo tantas doadoras juntas, me deixou muito emocionada”.

Leia Também

Últimas Notícias