sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

EESC inicia semana de recepção aos calouros com expressiva participação dos pais

18 Fev 2014 - 18h35Por Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC
0 - 0 -

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP iniciou na última segunda-feira, dia 17, a XVI Semana de Recepção aos Calouros Todos nós juntos, porque unidos fazemos a diferença, a qual proporcionou uma programação especial aos alunos e inédita aos familiares, com bate-papos e visitas institucionais.

A abertura das atividades ocorreu no Ginásio de Esportes com a apresentação e conversa com diretor da Unidade, Geraldo Roberto Martins Costa, com o presidente da Comissão de Graduação, Eduardo Morgado Belo, além dos coordenadores de cursos, que também compuseram a mesa.

Na ocasião, o Diretor aproveitou para dar as boas-vindas a todos e discursou brevemente sobre a nova etapa que se inicia para os novos discentes da EESC, além de destacar o excelente conceito de ensino da USP entre as demais universidades públicas. “É uma satisfação tê-los aqui, e por terem optado em estudar nesta Escola. Hoje, acompanhados por seus pais e familiares, dividimos o orgulho de fazerem parte da nossa história”, afirmou.

Após a conversa, todos os presentes foram convidados a saborear um café da manhã servido no próprio Ginásio, de onde os calouros partiram com as respectivas Secretarias Acadêmicas para realizarem outras atividades de integração.

Enquanto isso, os familiares dirigiram-se ao Anfiteatro Jorge Caron para participarem do bate-papo Meu filho entrou na EESC, com o objetivo de sanar dúvidas sobre a universidade e seu funcionamento. Essa foi a primeira vez que a Escola realizou atividades especificas para os pais durante a recepção aos calouros.

Os pais foram recebidos pelas assessoras administrativas Rosane Aparecida Aranda e Teresinha das Graças Coletta, além do assistente técnico acadêmico, Wagner Paschoal de Andrade Antônio, e o chefe do Departamento da Engenharia da Aeronáutica, professor Fernando Martini Catalano.

Na oportunidade, foi apresentado o vídeo institucional, o hotsite desenvolvido para os calouros e familiares, além de informações acadêmicas.

O bate-papo contou também com a apresentação do programa institucional EESC ComVida, que tem o intuito de criar alternativas de integração e de promoção da qualidade de vida das comunidades interna e externa à Escola, visando a uma vida mais saudável, com informação, esporte, cultura e relação social.

Durante a tarde os pais foram convidados para uma visita monitorada que apresentou as áreas 1 e 2 do campus de São Carlos da USP. No passeio, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a localização de cada departamento e inteirar-se sobre suas características. Muitos registraram com fotos os lugares visitados.

As atividades realizadas foram repercutidas positivamente pelos familiares dos calouros, que aprovaram a iniciativa da EESC de os incluírem na recepção. A mãe e dona casa, Alessandra Braga Braz, de 38 anos, disse que gostou muito e aprovou as atividades. “Por ser uma experiência nova, eu cheguei com receio de como a universidade iria acolher meu filho. Porém, tudo que nos foi apresentado atendeu a minha expectativa”, falou.

O pai e químico, Edilson Gonçalves Braz, de 46 anos, comentou que se atentou às explicações sobre os cursos, preocupado com filho Raul Braz que irá iniciar os estudos em Engenharia de Materiais e de Manufatura. “Gostei da conduta dos professores para com os alunos a fim de manterem a disciplina e cumprirem corretamente a grade curricular. Estou muito satisfeito em saber da dedicação que a Escola com os calouros”, destacou.

Leia Também

Últimas Notícias