quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

EdUFSCar lança quatro livros em São Carlos nesta quinta–feira

30 Nov 2011 - 15h25

A Editora da UFSCar  (EdUFSCar) realiza amanhã, dia 1° de dezembro, o lançamento de  quatro títulos escritos por docentes da Universidade sobre temas de diversas áreas do conhecimento. O evento contará com a presença de todos os autores e é aberto a toda a comunidade.

O livro "Ordem  pública e segurança individual: política e polícia no sertão de  Pernambuco" foi escrito por Jorge Mattar Villela, docente do Departamento de Ciências Sociais, e pretende mostrar, com base em material de  arquivo cuja circunscrição histórica é a Primeira República, os modos  de combate ao banditismo do sertão de Pernambuco. Demonstra o modo como  as reflexões de políticos, juristas e policiais alocaram o sertão como uma  região

caracterizada pelo atraso, pela ignorância e que deveria ter como alvo  um projeto simultaneamente civilizatório e repressivo.

A obra "Ensaios em Análise de Discurso: questões  analítico-teóricas", de Roberto Leiser Baronas, docente do Departamento de Letras, busca refletir sobre algumas das categorias conceituais  centrais da Análise do Discurso de orientação francesa. Para tanto, são tomados  os conceitos de autoria, leitura, formação discursiva, memória discursiva,  interdiscurso, acontecimento discursivo, ethos e hiperenunciador. Patrícia  Sidorenko de Oliveira Capote, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar e a professora aposentada da Universidade, Maria da Piedade  Resende da Costa, escreveram o livro "Terapia Assistida por  Animais (TAA): aplicação no desenvolvimento  psicomotor da criança com  deficiência intelectual". A obra trata sobre a importância da Terapia  Assistida por Animais e sua aplicabilidade e destina-se aos pais e a profissionais como  psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, professores de Educação Física,  dentre outros.

Outra obra que será lançada amanhã pela EdUFSCar é "Ciência, tecnologia e sociedade: desafios da  construção do conhecimento", da professora Wanda Aparecida Machado Hoffmann, do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar. O livro reúne contribuições que abordam temáticas que envolvem Ciência,  Tecnologia e Sociedade (CTS) à luz de diferentes olhares. Esse campo de estudos  encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas  possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento das interfaces com as  diversas áreas de conhecimento.

Todas as obras já estão disponíveis para venda na Livraria EdUFSCar,   localizada na área Norte do campus São Carlos, ou pelo site da Editora no www.editora.ufscar.br.

O lançamento tem início às 19 horas, no Almanach Bar,  localizado na Avenida São Carlos, 2338. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-9622.

Leia Também

Últimas Notícias